Anac fará auditoria na TAM por 30 dias, diz Zuanazzi

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, informou hoje durante café da manhã com a imprensa que a agência vai realizar uma auditoria na TAM por 30 dias. Ele também informou que a Anac continuará fazendo monitoramento nos sistemas de reservas das empresas para evitar problemas nos aeroportos nos próximos feriados. Segundo Zuanazzi, a Anac fez uma monitoração no banco de dados de reservas após o período do Natal para evitar nova crise no ano-novo em todas as empresas do setor, mas agora vai realizar uma auditoria na TAM para verificar o que aconteceu no período do Natal.

"Vamos, sim, fazer o que nunca aconteceu, o monitoramento das reservas das empresas", disse ele, explicando que Anac vai ter acesso online aos sistemas de reservas das companhias áreas. Toda vez que houver uma grande previsão de movimentação nos aeroportos, como no Carnaval, a Anac vai acessar os sistemas para verificar se podem existir problemas. "É monitoramento", emendou Denise Abreu, diretora da Anac. "Não é intervenção. Monitorar não é intervir. Monitorar é agir preventivamente verificando com o monitorado se existem problemas que podem levar as empresas a infligir a lei", disse Denise.

"É uma prevenção", insistiu ela. Zuanazzi explicou que esse sistema não será contínuo, durante 24 horas por dia. "Isso nós vamos fazer nos momentos de pico", disse o presidente, que classificou como "sucesso" a operação desencadeada na Anac durante os feriado do ano-novo.

Voltar ao topo