Amorim prepara acordos Brasil-China

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, iniciou ontem visita à capital chinesa para detalhar os acordos que serão assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua viagem a Pequim, no mês de maio. As negociações incluem acordos de livre-comércio ? entre Brasil e República Popular da China e também do Mercosul com a China ?, além de acordos de cooperação para exploração de jazidas minerais brasileiras. O Itamaraty divulgará nota oficial sobre os temas.

O chanceler inaugurou hoje o escritório da empresa brasileira de aviação Varig em Pequim. A iniciativa visa aumentar o fluxo turístico entre os dois países. Um acordo bilateral levará o Brasil à lista de destinos oferecidos pelas operadoras de turismo chinesas. Além disso, o projeto deve facilitar a retirada de vistos para executivos brasileiros que precisam transitar pelo país asiático, hoje um dos que mais cresce em todo o mundo.

Amorim trabalha pela melhora do comércio entre os dois países, aproximando o mercado chinês do Mercosul. De acordo com informações do Itamaraty, o comércio bilateral alcançou a cifra de US$ 6,7 bilhões no ano passado. A China foi, em 2003, o maior destino das exportações brasileiras na Ásia e o terceiro maior em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Argentina. Brasil, África do Sul e Índia, membros do G-3, têm interesse em negociar acordos com China e Rússia.

Voltar ao topo