Ameaça de ataques adia duas etapas do rali Dakar-2004

A organização do rali Dakar-04 cancelou esta sexta-feira duas etapas cronometradas da competição que seriam realizadas no sábado e no domingo, nos trechos Nema (Mauritânia), Mopti (Mali) e Bobo Dioulasso (Burkina Fasso). Um vôo fretado que traria convidados da Europa para conhecerem o acampamento do rali também foi cancelado. A decisão, segundo Gilbert Ysern, diretor geral do rali, foi tomada por razões de segurança.

De acordo com o dirigente, os governos da França e do Mali receberam informações sobre uma possível tentativa de ataque à caravana da prova. Gilbert Ysern, no entanto, não soube dizer se a suposta ofensiva partiria de grupos políticos radicais ou de criminosos.

Com a decisão, carros, caminhões e veículos de apoio seguirão de Nema direto para Bamako, no Mali, e não mais para Mopti, como previa o roteiro inicial. As motos serão embarcadas em aviões até Bamako. A próxima etapa cronometrada será realizada apenas na terça-feira, entre Bobo-Dioulasso e Ayoûn El Atroûs, na Mauritânia.

Esta não é a primeira vez que o tradicional rali é ameaçado por ataques. Em 2000, no rali Dakar-Cairo, as etapas previstas para Níger não foram realizadas para evitar ataques prováveis terroristas. Os veículos foram transportados em aviões até a Líbia, de onde a caravana seguiu .

Em 1999, a caravana foi atacada por bandidos que bloquearam a estrada na Mauritânia. Alguns pilotos tiveram seus carros e caminhões roubados por homens fortemente armados. Os veículos foram encontrados dias depois abandonados no deserto. (Correio Web)

Voltar ao topo