Alunos da rede estadual ganham prêmio no concurso ?Cientista de Amanhã?

Os alunos do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, de Marechal Cândido Rondon, ganharam prêmio no concurso ?Cientistas de Amanhã?, concedido pela Unesco. O trabalho que ficou classificado entre os cinco melhores, foi selecionado entre 6.800 trabalhos de todo o país e entregue na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

O prêmio ganho, denominado ?Prêmio Ministério do Meio Ambiente?, junta-se aos prêmios conquistados pelo grupo na última edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) ? prêmio Desenvolvimento Sustentável / Embrapa e prêmio Escola Inovação / USP ? que ocorreu em dezembro de 2005. A equipe conquistou com a pesquisa e confecção do trabalho (Poluição Rural: o uso de biodigestores como fonte de energia) e foi apresentada na primeira edição do projeto ?Educação Com Ciência?, da Secretaria de Estado da Educação, no qual outros 1.600 trabalhos de alunos da rede pública de ensino foram apresentados à comunidade em 2005.

?Foi no projeto ?Educação Com Ciência? onde tudo começou. Foi lá que tivemos a chance de mostrar o que somos capazes de realizar?, disse a aluna integrante da equipe Suelem Terre. ?Com o trabalho já participamos e ganhamos prêmios em dois concursos nacionais, agora queremos participar da Mostra Tec, no mês de novembro, em Novo Hamburgo (RS)?, conta.

Para Suelem, participar dos concursos é excelente. ?Neste último prêmio fomos contempladas (eu e a professora orientadora) com uma viagem a Brasília, para conhecer a estrutura da capital nacional e a do Ministério do Meio Ambiente?, conta. ?Ganharmos estes prêmios foi uma enorme recompensa, um excelente reconhecimento que incentiva a continuar?, enfatiza.

O concurso ?Cientista de Amanhã? é promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Projeto

O projeto ?Educação Com Ciência? já revelou outros talentos no Estado, ainda em 2005, juntamente com os alunos do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, de Marechal Cândido Rondon, outros cinco trabalhos foram enviados à Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), e para a surpresa de todos, dos seis trabalhos, quatro trouxeram na bagagem seis prêmios, incluindo o primeiro lugar geral no quesito criatividade. ?Um excelente resultado assim nos mostra, desde o início, a qualidade do ensino das escolas públicas do Paraná?, disse o coordenador do ?Educação Com Ciência? Mário Lunardi.

?O projeto ?Educação Com Ciência? deve continuar a dar oportunidade e incentivo para os demais alunos. Este é o grande projeto que dá incentivo e espaço para a apresentação de trabalhos científicos da escola pública?, destaca Suelem.

Voltar ao topo