Alunos coletam material reciclável para ganhar computador e curso de informática

Alunos da Escola Estadual Dom Orione, de Curitiba, participam do projeto EcoClic Inclusão Digital, que incentiva a reciclagem pela coleta de materiais como o papelão, papel, latas de alumínio e plásticos, e dá oportunidade e acesso ao estudante de trabalhar com a tecnologia da informática. Os alunos fazem a coleta e a escola, por intermédio da Associação de Pais, Mestres e Funcionários, vende o material arrecadado às empresas do ramo.

O dinheiro adquirido neste processo é aplicado na compra de computadores e no pagamento de cursos de informática para alunos que nunca tiveram acesso à tecnologia da Internet. Segundo a diretora da escola e uma das elaboradoras do EcoClic, Maria Ivonete Vendrametto, o projeto desenvolve a educação ambiental e exercita a cidadania na criança. "Disponibilizaremos computadores e cursos de informática para que as crianças tenham o contato com esta tão importante tecnologia. É uma proposta voltada ao futuro da sociedade", ressalta, e confidencia que para 2005 tem planos de buscar parcerias com empresas para disponibilizar aos estudantes e suas famílias um display que ficará em cada casa, para auxiliar na separação do lixo reciclável ".

A escola também está estudando a possibilidade de implantar um método que vai tornar mais rápido o processo de contagem de material entregue pelo aluno. "Teremos um leitor de código de barras para que quando o aluno deixar o material reciclável no posto de coleta e pesagem, seja atribuído a ele a quantidade por meio da carteirinha da escola. Isso nos assegura que o processo não leve mais do que cinco segundos", conta a diretora.

Para ela, o projeto já está trazendo resultados positivos, com a tendência de tornar-se mais eficiente nos próximos anos. "Por intermédio do projeto já conseguimos quatro computadores e ainda estamos na final de um concurso nacional – Prêmio Telemar Inclusão Digital ? cujo resultado será divulgado no dia 14 de dezembro", revela.

Para a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Sheila Marize de Toledo, projetos como esse são fundamentais. "É um programa pioneiro que alia duas questões importantes para mundo moderno: a inclusão digital e a de meio ambiente". 

Voltar ao topo