Aluno hospitalizado terá acompanhamento escolar

O Paraná contará, a partir de 2006, com um programa de acompanhamento e atendimento educacional especializado para crianças e jovens em tratamento médico, tanto em hospitais como em residências. O anúncio foi feito esta semana pela pedagoga Cynthia Adachi de Menezes, assessora da Secretaria da Educação, durante o Congresso Nacional de Pediatria.

O Programa de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar Projeto é um projeto conjunto das secretarias estaduais de Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia, que irá atender alunos-pacientes de 5ª a 8ª séries dos ensinos fundamental e médio. Seu objetivo é permitir a continuidade do processo de escolarização àqueles que se encontram impossibilitados de freqüentar a escola, levando os educadores até os alunos, nos hospitais ou em suas residências.

?Dispor deste atendimento tem caráter fundamental para a criança hospitalizada, já que possibilita ao aluno sentir-se parte de um sistema estruturado com igualdade de condições para o acesso ao conhecimento?, afirma a professora Cynthia de Menezes. ?Assegura também seu desenvolvimento intelectual, mantendo vínculo com sua realidade fora do hospital, além de auxiliar na recuperação, diminuindo o estresse causado pela doença e ocupando o tempo ocioso?.

A Secretaria de Educação realiza em novembro o processo de seleção dos professores que serão integrados ao programa, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, História e artes. Eles terão treinamento em dezembro e vão contar com material especializado.

Voltar ao topo