Alimentação escolar deve ter novos parâmetros nutricionais

Brasília – A alimentação que uma criança recebe na escola deve estar de acordo com a idade que ela tem. Para garantir que isso seja cumprido, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) montou um grupo de trabalho, formado por profissionais da saúde, para analisar e avaliar a alimentação que está sendo servida em creches, escolas públicas e instituições filantrópicas de todo o país. A idéia é torná-la mais nutritiva e em acordo com a idade do aluno.

O levantamento faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), criado em 1955 para atender às necessidades nutricionais de alunos durante a permanência deles na escola. A medida contribui para o crescimento e desenvolvimento das crianças, além de prevenir doenças como obesidade e desnutrição. O Pnae também tem como objetivo formar hábitos alimentares saudáveis na população escolar.

A expectativa é que, a partir do projeto do FNDE, novos padrões para a alimentação nas escolas sejam criados, baseados em recomendações definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A previsão é que eles sejam apresentados até dezembro, para que o projeto entre em vigor no próximo ano letivo.

Voltar ao topo