Aldo Rebelo promete projeto para beneficiar exportadores

A Câmara dos Deputados quer influir no câmbio e ajudar a valorizar o dólar para beneficiar os exportadores. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), anunciou hoje (19) que determinou aos técnicos da Casa que façam um projeto de lei para disciplinar as operações de exportação, com maior flexibilidade para o prazo de pagamento e recebimento de dólares.

Rebelo recebeu em seu gabinete o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, que solicitou medidas do Congresso para que o dólar se valorize diante do real. Aldo concordou com o pedido e prometeu preparar o projeto de lei. Ele requisitou estudos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que tem insistido que para melhorar as exportações é preciso valorizar o dólar.

Atualmente, o exportador tem 210 dias para trazer o dólar para o Brasil, a partir do momento em que embarca a mercadoria, e trocá-lo no Banco Central por reais. A solução poderia ser aumentar esse tempo. Assim, o dólar demoraria mais a entrar e não haveria tanta oferta da moeda norte-americana.

"A sobrevalorização de nossa moeda prejudica a economia" afirmou Aldo. "Não sou eu que estou dizendo. É o prefeito José Serra, técnicos do governo, como Joaquim Levy (secretário do Tesouro), economistas, outras pessoas do governo. Então, vamos encontrar uma solução. O Congresso poderá ajudar". Aldo acha que dá para votar e aprovar o projeto até junho.

TV digital

Rebelo informou que a Câmara vai também tratar da TV digital. "Na terça-feira tenho encontro com o deputado Jáder Barbalho (PMDB-PA), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, e com outros parlamentares interessados no tema para tratar da TV digital", disse Aldo. "A idéia é fazer um projeto de lei que discipline e estabeleça os padrões da TV digital. Não queremos nem desconhecer nem subtrair nada. Queremos participar", afirmou o presidente da Câmara.

Voltar ao topo