Álcool cai em fevereiro, mas Fipe vê movimento temporário

O preço do álcool combustível encerrou o mês de fevereiro em baixa na capital paulista, conforme levantamento divulgado nesta segunda-feira (05) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). O produto, considerado um dos focos de pressão da inflação de janeiro, de 0,66%, inverteu a tendência de alta entre a terceira semana e o fechamento do mês, que apresentou índice geral de 0,33%.

De acordo com a Fipe, o álcool combustível caiu 1,45% no término de fevereiro, ante uma elevação de 1,25% no terceiro levantamento do mês. Apesar desta queda, o coordenador do IPC, Márcio Nakane, alertou que este movimento é momentâneo. "A queda do álcool é temporária. Em março, o produto deverá voltar a subir", previu, sem definir uma variação porcentual.

Segundo o coordenador da Fipe, a queda observada na comparação ponta a ponta, que confronta a variação da semana com igual período do mês anterior, já apresenta sinais de que poderá ser reduzida. O preço do produto recuou 3,5% na segunda semana de fevereiro; passou para uma baixa de 3% na semana seguinte; e manteve este declínio no fechamento do mês.

Voltar ao topo