Agrônomos criam empresa especializada na compra orientada de propriedades rurais

O crescimento do agronegócio brasileiro e sua importância para a balança comercial fez surgir uma nova atividade ligada ao setor: a comercialização orientada de propriedades rurais. Em Campinas/SP, uma dupla de engenheiros agrônomos criou a Farm Hunters com a proposta de modificar a forma de negociação de propriedades rurais no Brasil, oferecendo suporte técnico na ocasião da compra de um imóvel rural.

"Uma aquisição bem feita, que leva em conta as condições agronômicas e de mercado da propriedade e o objetivo e a experiência do comprador, se constituirá em vantagem competitiva", explica Breno Carvalho Pereira, diretor da Farm Hunters. Agrônomo com experiência em planejamento rural em lavouras de diferentes portes e até em destilarias de álcool, Pereira uniu-se a Mauro Vanti Macedo, também agrônomo e proprietário de uma das maiores imobiliárias de Campinas.

A idéia de criar a Farm Hunters surgiu em meados de 2003. "Como consultor na área de planejamento rural, era comum a necessidade de ‘achar uma fazenda boa’ para determinados clientes interessados na aquisição de terras. Para outros clientes, melhor seria vender a fazenda. Para Mauro, agrônomo de formação com carreira em marketing e vendas em empresas multinacionais de defensivos agrícolas por 10 anos, existia a vontade de retornar às origens para unir as duas experiências, agora também na comercialização de imóveis rurais", explica Pereira.

No ano passado, os agrônomos realizaram várias viagens para regiões produtoras importantes e para o estabelecimento de parcerias com pessoas que possuem afinidade com o trabalho. "Visitamos o oeste de Goiás, o centro e o norte do Mato Grosso, o leste e o sul do Pará, norte e centro do Tocantins. Por último estivemos na região do Triângulo Mineiro e o sul de Goiás. São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Minas são visitados constantemente", esclarece.

Segundo Macedo, quase todas as regiões brasileiras possuem imóveis rurais à venda. Algumas áreas com preços atraentes e condições mais adequadas para grãos ou pecuária. "Existe a necessidade de ‘casar’ o interesse de nosso cliente – a atividade escolhida – com uma região ou um imóvel. Nosso trabalho é ‘sob medida’ e está voltado para encontrar a propriedade certa para o cliente, em qualquer parte do Brasil".

Pereira explica que a Farm Hunters já atendeu vários investidores estrangeiros, principalmente americanos, europeus e latino-americanos, e investidores brasileiros com parceiros americanos, interessados na aquisição de propriedades. Os primeiros negócios foram no estado de São Paulo, prioritariamente na área de reflorestamento.

Na avaliação dos agrônomos da Farm Hunters, a aquisição de um imóvel rural deixou de ser uma "reserva de valor", como acontecia na época de alto risco de desvalorização da moeda brasileira. "Quem busca um imóvel rural quer produzir, desenvolver uma atividade agropecuária, seja pecuária de corte e leite, produção de grãos, de frutas, cana-de-açúcar, reflorestamento ou outras. Sabemos como avaliar as características favoráveis de uma fazenda para determinadas atividades, a documentação da propriedade e as restrições ambientais. Esse é o nosso diferencial", complementa Mauro Macedo.   

Voltar ao topo