Abertura do Festival de Arte em Umuarama reúne mais de cinco mil pessoas

Mais de cinco mil pessoas, entre estudantes e professores das redes estadual e municipal, desfilaram na tarde desta segunda-feira (04) pelas ruas de Umuarama. O motivo foi a abertura do Festival da Rede Estudantil (Fera) que reúne nos colégios Dom Pedro II e Princesa Isabel aproximadamente cinco mil alunos e 550 professores. A proposta do Festival é promover uma inclusão cada vez mais efetiva da sensibilidade artística no cotidiano escolar, e é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Educação.

O secretário de Educação, Maurício Requião, participou junto com os alunos durante todo o percurso e conferiu o sucesso do evento. A professora universitária Débora de Mello Santana também gostou muito do desfile. ?É uma forma de mobilizar o município e trazer novas oportunidades para os alunos da rede pública estadual de ensino?, afirmou.

O desfile foi dividido em alas definidas por região, e cada cidade apresentou suas escolas, com direito a fanfarras, estandartes coloridos, palavras de ordem e evoluções coreográficas. Começou na porta do colégio Dom Pedro II, na rua Ângelo Moreira, passou pela rua Cambé, percorreu a avenida Paraná até a praça Santos Dumont e teve seu final no Centro Cívico, na avenida Rio Branco. Aproximadamente três quilômetros foram percorridos em 2 horas, com a participação animada de todos que moram e trabalham no centro de Umuarama.

Expectativas

Bruna Izabela Demaschi, 15, do Colégio Polivalente de Goioerê, que já participou do primeiro Fera, acredita que esta etapa será melhor. ?Apesar do cansaço da viagem, estou aproveitando. Pretendo aprender muito nas oficinas?.

Para a aluna Carla Bertucci, 18, do Colégio Itacelina Bitencourt, de Cianorte, o desfile estava emocionante. ?Estou com a expectativa de conhecer muitas pessoas e aprender cada vez mais durante o II Fera?.

O Festival prossegue até o próximo sábado (09) e conta com o patrocínio do Banco Itaú e a parceria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além do apoio da Copel, da Sanepar, da Polícia Militar do Paraná e do Detran-PR.

Voltar ao topo