Abdib defende capital chinês na infraestrutura do Brasil

O presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy, afirmou hoje que irá tentar captar fundos na China para financiar obras de infraestrutura no Brasil. Godoy irá acompanhar a presidente Dilma Rousseff em viagem ao país asiático a partir de sexta-feira. De acordo com o presidente da Abdib, a expectativa é de que os investimentos em infraestrutura no Brasil sejam ampliados dos atuais R$ 120 bilhões para cerca de R$ 160 bilhões ao ano.

“Nós, da infraestrutura, precisamos complementar recursos de longo prazo para investir no Brasil”, disse, após evento na capital paulista com o ministro das Cidades, Mário Negromonte. “Nosso objetivo é captar parte desses recursos com fundos de investimento e o Fundo Soberano chineses para aplicar no Brasil.”

Godoy defendeu que a viagem de Dilma sirva para o Brasil cobrar um maior equilíbrio no comércio entre os dois países. “O Brasil hoje tem uma pauta de exportação para a China lastreada em commodities. E a China tem uma pauta de exportação para o Brasil de manufaturados”, afirmou. “É preciso equilibrar isso com uma política de longo prazo.”

Voltar ao topo