Ascensão!

Revelação do ‘feminejo’, Yasmin Santos grava DVD com participações de grandes nomes

“Quem foi que disse que boteco não é pra mulher? O sofrimento é meu, eu sofro onde eu quiser”, essa é uma das mensagens que busca passar a cantora Yasmin Santos, que vem chegando no sertanejo agora, mas já fazendo muito barulho. Com 21 anos e pouco mais de dois de carreira, a jovem, que já tocou por muito pouco dinheiro, tem objetivo traçado. Na semana passada, realizou mais um de seus sonhos: gravou seu primeiro DVD, que teve direito a participação de quatro nomes de referência da música atual – Marília Mendonça, Maiara & Maraísa, Wesley Safadão e Gustavo Mioto.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Nascida em Guarujá, no litoral paulista, a jovem se entendeu primeiro como instrumentista e não cantora. “Gostava muito de violão, mas não tínhamos condição nem de comprar um. Minha vó, que era faxineira, conseguiu comprar um mais barato e eu aprendi a tocar sozinha. Minha mãe me dava dinheiro para o lanche na escola e eu usava para comprar livrinhos de cifra”, contou.

Yasmin cantou pela primeira vez ao ajudar um amigo músico, que a pediu primeiro para tocar cajon (instrumento de percussão) em seu show. “Eu acabei cantando numa das músicas, porque a menina que cantaria não pode ir. A partir dali, perceberam que eu cantava e eu decidi meter as caras nos bares fazendo voz e violão”.

+Leia também: Anitta diz que quer encerrar a carreira, mas antes tem alguns planos

Em três meses, Yasmin já fazia shows na Baixada Santista inteira. “E era eu quem cuidava de tudo: de fechar o show a pagar músicos. Até que minha vida mudou depois que gravei um cover de uma música da Marília Mendonça. Postei, dormi e acordei com o vídeo batendo dois milhões de visualizações por causa da comparação com ela”, contou a jovem.

Esse vídeo da interpretação da rainha da sofrência foi, por sinal, o que fez com que a gravadora a percebesse e depois fechasse com um empresário. “Eu, que nasci e cresci numa comunidade, consegui mudar a minha vida e até tirar minha vó, aos 63 anos, da faxina”, disse emocionada a cantora, que hoje celebra quase 3 milhões de ouvintes mensais só no Spotify e tem Curitiba como a terceira cidade que mais a ouve.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Wesley Safadão é uma das principais participações especiais do DVD de estreia de Yasmin. Foto: Lucas Sarzi/Tribuna do Paraná
Wesley Safadão é uma das principais participações especiais do DVD de estreia de Yasmin. Foto: Lucas Sarzi/Tribuna do Paraná

Ídolos e inspirações

Com uma voz forte e um timbre muito parecido com Marília, foram inevitáveis as comparações. Uma de suas primeiras músicas, Saudade Nível Hard – que fez um sucesso absurdo – inclusive, chega a ser confundida com as da rainha da sofrência. “Ela mesma fala que somos gêmeas de voz, é inevitável a comparação e pra mim é uma honra. Mas há diferença em nossas vozes sim e cada uma tem sua originalidade e personalidade”, explicou Yasmin, aproveitando para dizer que Marília é sua ídola. “Já dividi palco com grandes artistas, mas com ela é sempre diferente”.

Sofro Onde Eu Quiser, a música de trabalho de Yasmin que começamos essa matéria, vem mostrando, mais uma vez, a mensagem de que as mulheres mandam sim não só no sertanejo, mas na vida delas. “Acho que deu essa coisa de preconceito, de querer colocar limite nas coisas, isso não pode existir. É triste porque, aos olhos da sociedade, ainda há aquela coisa de que mulher é menos, homem é mais. Mas aceitem: as mulheres vieram para dominar e esse preconceito vai acabar”, comentou ela.

+Leia também: Diretores de ‘Vingadores: Ultimato’ pedem pra fãs não divulgarem spoilers

Além de fazer participação especial, Marília Mendonça é uma das principais inspirações de Yasmin. Foto: Lucas Sarzi/Tribuna do Paraná
Além de fazer participação especial, Marília Mendonça é uma das principais inspirações de Yasmin. Foto: Lucas Sarzi/Tribuna do Paraná

Além de ser cantora, Yasmin é compositora. Suas músicas trazem tanta verdade, que só de ouvir uma única vez fica fácil assimilar o que é dito e decorar os trechos que mais grudam. “Todas as músicas são minha verdade. Eu canto e gravo o que eu me identifico. Posso dizer que tudo ali é o que eu vivi ou que algum amigo viveu, por isso acredito que meu público também vai se identificar”.

Apesar de buscar deixar evidente a mensagem de empoderamento, o que se faz cada vez mais importante nos dias atuais, não é só desse tema que faz o som de Yasmin Santos. E nem só de sofrência. “Gosto muito da sofrência, mas procurei trazer novos temas de música. É legal trazer algo novo, as pessoas procuram por isso também. Tem música que fala do casal que se conhece pelo Instagram e ele acaba se tornando o amor da vida dela. Falo sobre a mulher que é ciumenta, que fala para o cara que se ele sair sem ela, ela também vai sair sem ele. Trouxe temas que farão o público se identificar e isso é o mais importante”.

+Leia também: Whindersson Nunes passa por cirurgia: ‘tinha que operar urgente’

Também considerado um dos novos nomes do sertanejo, Gustavo Mioto também foi um dos convidados de Yasmin. Foto: Lucas Sarzi/Tribuna do Paraná
Também considerado um dos novos nomes do sertanejo, Gustavo Mioto também foi um dos convidados de Yasmin. Foto: Lucas Sarzi/Tribuna do Paraná

Detalhes sobre o DVD

O DVD de Yasmin, primeiro da carreira e que deve sair no segundo semestre deste ano, foi considerado pela cantora como uma coroação de toda a superação que passou para chegar até aqui. Mesmo sabendo que ainda falta muito para conquistar, a jovem é grata. Para eternizar o momento, foram convidados Maiara & Maraisa, Gustavo Mioto, Wesley Safadão e, claro, Marília Mendonça, que fez questão de estar presente.

Segundo a cantora, a gravação do DVD também foi importante não só para ela porque teve a chance de celebrar os bons frutos colhidos com os músicos que a acompanham. “Quando comecei, eu formei uma banda e esses meninos chegaram a tocar comigo por um hambúrguer. Hoje eu divido o palco com eles. Pra mim isso é muito importante, considero como superação de vida, principalmente sabendo que nasci e cresci numa comunidade, fui criada num morro e hoje posso dizer que conheço os dois lados da moeda”.

Yasmin segue os passos de Maiara & Maraísa no 'feminejo', também convidadas para participar do projeto. Foto: Lucas Sarzi/Tribuna do Paraná
Yasmin segue os passos de Maiara & Maraísa no ‘feminejo’, também convidadas para participar do projeto. Foto: Lucas Sarzi/Tribuna do Paraná

Garota-propaganda de loja de chocolate, Thais Fersoza não dará ovos aos filhos