Woody Allen alça vôos longe de NY

O cineasta norte-americano Woody Allen se prepara para rodar um novo filme no Reino Unido. Autor de comédias que quase sempre valorizam personagens neuróticos, com Nova Iorque como pano de fundo, Allen anunciou, recentemente, seu terceiro longa a ser rodado na Inglaterra. Possivelmente o terceiro seguido a contar com a participação da bela e jovem revelação Scarlett Johansson. Em Match point (2005), o autor deu o papel de protagonista para a atriz. O filme estréia no Reino Unido este mês. Sua segunda produção rodada na capital inglesa foi Scoop. Atualmente o filme está em fase de pós-produção.

Vencedor do Oscar de melhor roteiro original com Hannah e suas irmãs (1986) e Noivo neurótico, noiva nervosa (1977), Allen afirmou recentemente que foi um dos vencedores do Oscar que menos faturou com seus filmes, confirmando sua fama de pessimista. Para quem disse que o conjunto da própria obra é lamentável, ele parece modesto quando afirma que de seus 40 filmes, três são bons: A rosa púrpura do Cairo (1985), Maridos e esposas (1992) e Match point (2005). Indicado ao Oscar 20 vezes e ao Globo de Ouro 9, o autor ainda se diz um diretor medíocre. ?Na maioria das vezes, sinto-me decepcionado com meus filmes?, anunciou à rede britânica BBC.

Roteirista, diretor e ator, Woody Allen nasceu no Brooklyn (Nova Iorque), dia 1.º de dezembro de 1935. Com 15 anos escrevia colunas em jornais e depois no rádio. Escreveu seu primeiro filme, a impagável comédia O que é que há gatinha? (What´s new pussycat?), onde também atuou ao lado de Peter Sellers e Louise Lasser – uma das atrizes com quem se casaria – em 1965. Escreveu o roteiro a convite de um produtor de cinema que havia assistido a um de seus shows cômicos. Em seguida vieram dezenas de filmes, a maioria com Allen atuando e dirigindo. Somente nos últimos filmes ele deixou de atuar. ?As pessoas acham que porque uso óculos sou um intelectual, e acham que sou um artista porque meus filmes dão prejuízo?, comentou ainda em 2005.

Após um conjunto de filmes que lhe rendeu a fama de um dos principais cineastas do cinema americano, mesmo tendo adquirido centenas de críticos ferrenhos, Allen foi à sua primeira cerimônia do Oscar em 2002. Durante a entrega dos prêmios, disse que foi escolhido para apresentar uma série de filmes sobre Nova Iorque por falta de opção. ?Na ocasião eu disse: vocês poderiam escolher Martin Scorsese, ou até mesmo Mike Nichols, ou Spike Lee, Sidney Lumet ou outros. Olha, citei 15 nomes de caras que são mais talentosos, inteligentes e mais classudos que eu. Então eles responderam: Sim, mas eles não estavam disponíveis?, contou Allen recentemente.

Para os admiradores de suas comédias e os críticos mais cruéis, resta esperar as estréias que Woody Allen lança a partir deste ano. Do auge de seus 70 anos de vida, com suas primeiras produções filmadas fora dos Estados Unidos chegando as telonas, o cineasta, mais lúcido do que nunca, afirmou que se tornará um diretor de filmes estrangeiros. (DST)

Voltar ao topo