Wilson Bueno reedita sua primeira obra

A Travessa dos Editores acaba de lançar a reedição do primeiro livro do escritor paranaense Wilson Bueno, Bolero?s Bar, após vinte anos de seu lançamento. Emblemático e inédito, em 1986 a obra lançada pela Criar Edições trazia anotações do cotidiano e transfigurações do bazar dos dias, ?pequenas grandes fulgurâncias??, como coloca o autor. Nesta edição, revista e ampliada, por sugestão do editor Fábio Campana e Jamil Snege, Bueno traz textos inéditos e amadurecidos pelo exercício existencial e de escritor. Acompanhando a obra, Diário vagau é seu desdobramento com textos de toda uma vida.

?Para mim é uma honra constar no catálogo da Travessa dos Editores, o mais autêntico e importante pólo de diversificação cultural brasileiro; agradeço a idéia do Campana em dar seqüência àquele que foi meu primeiro livro, publicado tardiamente (na primeira publicação de Bolero?s Bar, Bueno tinha 38 anos)??, afirma o autor. No começo do livro (versão atual), Bueno faz um parêntese explicando que em Bolero?s Bar figuram os textos mais ficcionais, enquanto que em Diário vagau estão registros da realidade, sem deixar o caráter inventivo de lado.

?Cada leitura é um novo Wilson, no limite extremo entre poesia e prosa, oração, litania, epifania e quando se mostra nu em pêlo em seu Bolero?s Bar já não é ele, é outro Wilson, personagem que o escreve em exorcismo, esconjuro, magia. Regresso à infância, nostalgia do paraíso, do inferno, do limbo??, assina Campana na contracapa de Diário vagau.

Espaço aberto

Em 2006, o autor foi destaque na Feira Literária de Parati, a Flip, e foi finalista em dois prêmios importantes da literatura nacional: o Zaffari & Bourbon e o Portugal Telecom, com o livro Cachorros do céu. O autor é o entrevistado de hoje no programa Espaço Aberto, de Edney Silvestre, às 21h30, na Globo News (canal 40 da Net). O canal exibe reprises da entrevista à 1h30 da madrugada de quarta para quinta-feira, e 8h30 e 15h30, da quinta.

Voltar ao topo