Um Natal às avessas

O Natal de A Grande Família vai ser muito pouco familiar. Após tantos desentendimentos ao longo do ano, Lineu e Agostinho, personagens de Marco Nanini e Pedro Cardoso, vão parar na cadeia. Mas o clima soturno de delegacia nem foi sentido durante as gravações das cenas em que a dupla vai para o xadrez vestida de Papai Noel. Após seis anos contracenando, todo o elenco do seriado se tornou bastante íntimo. Tanto que nos bastidores muitas vezes os personagens parecem se confundir com os atores. Nas tomadas das cenas, que vão ao ar no dia 21 de dezembro, no episódio A Última Ceia, Agostinho parecia ?ter baixado? em Pedro Cardoso nos intervalos das gravações. O ator, normalmente circunspecto, já começou a fazer ?gracinhas? fora do estúdio. ?Vou avisar à imprensa que eu nego tudo que disserem que estou fazendo!?, prevenia com o mesmo jeito malandro do personagem.

Pouco antes, o ator gravava ao lado de Marco Nanini a cena em que ambos são presos. No episódio, todos os planos de Nenê – de Marieta Severo – de passar um Natal tranqüilo com toda a família reunida, vão chaminé abaixo quando ela se desentende com a filha Bebel, personagem de Guta Stresser. Com isso, Nenê vai cabisbaixa ao supermercado fazer compras, mas sem planejar nenhuma grande ceia. ?Tadinha! Ela adora os rituais natalinos e esse ano aprontaram com o Natal da Nenê. Tudo vai ser muito turbulento?, lamentava Marieta Severo, pouco antes de vestir um decotado vestido com um vermelho digno de Papai Natal.

Mas Nenê não acredita que tudo está perdido. No caixa do supermercado, a dona-de-casa é premiada com um carrinho de compras recheado de produtos natalinos. Esperançosa de que o Natal feliz possa se concretizar, a personagem novamente se decepciona. Agostinho se veste de Papai Noel para distribuir para as crianças da rua os presentes que Lineu comprou. Quando o patriarca descobre, começa uma grande briga e eles acabam na cadeia. ?Que vergonha brigar no dia 24 de dezembro e ainda mais com essa roupinha!?, esbravejava o delegado, vivido por Ernani Moraes, sob os olhares atentos do diretor Luís Felipe Sá, que teve de repetir a cena mais de cinco vezes. Como a tomada exigia muitos figurantes como policiais, algo sempre saía errado.

No entanto, nem as três câmaras plantadas no pequeno estúdio foram capazes de registrar o orgulho que Marieta Severo, Marco Nanini e Guta Stresser demonstram com seus personagens. A cada fala, os olhares se cruzam com uma cumplicidade impressionante. ?Para mim, A Grande Família é um programa que está muito próximo da perfeição?, elogiava Marieta. ?Ainda tenho muito gás para o Lineu. Sinto que toda hora posso aprimorá-lo ainda mais. O mais legal nesse episódio é que ele é um cara muito certinho, careta. Quando pira, fica engraçado?, avalia Nanini.

Igualmente engraçado nas cenas de brigas e gritarias é o desengonçado Beiçola, de Marcos Oliveira. O dono da pastelaria teve uma importante participação nesse episódio. Vai à delegacia como advogado para libertar Lineu e Agostinho. Guta Stresser, por sua vez, teve uma reação um tanto quanto melancólica durante as gravações do especial de Natal do programa. ?Adoro sempre o Natal deles porque eu realmente vivo um Natal numa grande família unida. Meus pais são separados. Não dá para passar com todo mundo. Fora isso, aqui nosso Natal é sempre uma grande confusão?, comemora.

Voltar ao topo