TVE inicia gravações de série baseada no livro Menino Maluquinho

Nem toda criança agitada é maluquinha. É com essa filosofia que a TVE/Rede Brasil está produzindo a série infantil Menino Maluquinho, com 26 episódios baseados no livro homônimo do Ziraldo. O intuito do diretor César Rodrigues é mostrar um ambiente familiar saudável para as crianças e para os pais. "Tenho a sensação que vai dar uma inveja gostosa pela liberdade e pela comunicação entre a família", empolga-se. Ele também espera atingir o saudosismo adulto, já que as relações entre pais e filhos e o próprio convívio familiar andam bastante desgastados.

O convite para dirigir a série veio quando César fazia a produção do terceiro longa do personagem, que já têm 25 anos. A emissora pública ainda não tem uma data certa para começar a exibi-la, mas não deve passar de novembro.

A história tem três fases distintas, sendo a principal a dos dez anos. As outras duas vão ser inseridas no meio como "flashbacks", para os cinco, e projeções, para os 30 anos. O contexto base é uma família feliz, mas não idealizada, que passa por problemas reais, que não devem abalar sua estrutura. Os episódios são temáticos, o que vai ajudar a criar parâmetros sobre escola, amizades, família, valores, entre outros. A surpresa vai ficar com os momentos incríveis do personagem. "Vai ser um por capítulo, onde o Maluquinho foge da realidade e viaja em suas fantasias", afirma o diretor.

A escolha dos atores mirins foi um dos pontos mais complicados para César. "Estão valorizando a criança pela maturidade dela e não pela espontaneidade", afirma. O diretor estava em busca de quem tivesse energia, naturalidade e ritmo e não viesse "engessado". Primeiro, escolheu Pedro Saback, de nove anos, e depois Felipe Severo, de seis. O comportamento e gestos parecidos foi o que chamou a atenção do diretor. O problema estava na cor dos cabelos – Felipe é ruivo. Sobrou para Pedro ter de pintá-los. "Eu gostava mais do cabelo castanho, mas já me acostumei", solta. O ator para viver a fase dos 30 anos ainda não foi escolhido.

Os dois atores mirins, apesar de não contracenarem juntos, possuem um bom relacionamento. Mas é Felipe que parece ter incorporado o personagem. "Eu sou maluco que nem ele e gostei muito da panela", brinca. Com o sonho de ser skatista, Felipe já se considera ator. Já Pedro levou um susto ao ser convidado para fazer a série. Ele, que apenas foi acompanhar os irmãos mais novos no teste, acabou com o papel nas mãos. Como é seu primeiro trabalho na tevê, ele não cria expectativas sobre uma vida de ator. O que ele não larga é a bola e sua paixão pelos bichos. "Às vezes, penso em ser jogador, mas nunca como penso em ser veterinário", reflete.

Para viver a mãe de Maluquinho, o diretor César Rodrigues buscou uma mãe de verdade. "Não é só pelo seu talento, mas eu quero para o Maluquinho uma mãe como você", revela Maria Mariana a forma como recebeu o convite de César. Maria estava afastada da tevê por ter optado pela maternidade, mas não esconde a empolgação de voltar a gravar, mesmo sem ritmo. "A série vai passar o sentimento família, cativar a felicidade domiciliar", vibra. Sua personagem é uma dentista dedicada e que prioriza a educação do filho, responsabilidade partilhada com o pai, interpretado por Eduardo Galvão. Na série, ele vai viver um professor de Biologia que consegue curtir a família. Eduardo espera que haja um outra temporada para dar um bom programa para as crianças. "Seria bom se continuasse ou então houvesse uma nova história infantil, pois tem tanta coisa educativa inserida", desabafa.

Voltar ao topo