Transamazônica é tema de trabalho de artistas visuais

A partir de fevereiro a Rodovia Transamazônica passa a ser tema de trabalho dos artistas visuais Arthur do Carmo e Luana Navarro. Através da FUNARTE (Programa Rede Nacional de Artes Visuais), os dois artistas dão início ao projeto  “Transamazônica – Imaginários Compartilhados” que será desenvolvido a partir das publicidades veiculadas pela revista Realidade no início da década de 70 sobre a construção da lendária estrada até hoje não concluída.

O lançamento do projeto acontece no dia 2 de fevereiro – terça-feira – quando os artistas promovem uma mostra de processo artístico aberta ao público. O evento acontecerá às 19h00 no Núcleo de Estudos da Fotografia.

“O projeto propõe um intercâmbio de imaginários e experiências que constituíram/constituem a promessa de progresso simbolizada com a construção desta estrada. O predomínio da mídia nas relações estabelecidas entre o Norte e o Sul do Brasil compelem imaginários historicamente construídos onde os sujeitos e suas vidas são submetidos às estratégias dos meios de comunicação” afirma Arthur.

Arthur salienta que ele e Luana querem experimentar o lugar, conhecer pessoas singulares, suas fábulas e pensar a nossa produção artística de uma maneira muito mais relacional e menos contemplativa.

O projeto será realizado em duas etapas: a primeira será a viagem de ambos à cidade de Brasília/DF, Marabá/PA, Itaituba/PA e Lábrea/AM. Durante todo o percurso os artistas realizarão intervenções .

Na cidade de Itaituba ministrarão oficinas de fotografia e vídeo no ponto de cultura Pontão Cultura de Ouro – instituição subsidiada pela Ministério da Cultura. Em uma segunda etapa os artistas pretendem viabilizar uma exposição com o resultado do material produzido durante o projeto e um DVD de vídeoarte, que será distribuído para instituições culturais, universidades e bibliotecas.

Mais informações no blog www.imaginarioscompartilhados.wordpress.com

Sobre os artistas

Luana Navarro e Arthur do Carmo vêm desenvolvendo trabalhos de artes visuais com diferentes suportes, e isto é uma característica da arte contemporânea que se apresenta cada vez mais permeada por diversas linguagens.

Após se conhecerem no Núcleo de Estudos da Fotografia e somados à artista Lídia Sanae Ueta formaram o coletivo Mofo Zero, pelo qual realizam parte de seus trabalhos desde 2008.

Arthur do Carmo é estudante de jornalismo na UFPR e trabalha no campo das artes visuais desde 2007. Intensificou seus estudos em fotografia no Núcleo de Estudos da Fotografia e além de desenvolver projetos individuais com diversos suportes faz parte do coletivo Mofo Zero. Vive e trabalha em Curitiba.

Luana Navarro é formada em jornalismo pela PUCPR e tem especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP. Trabalha com fotografia desde 2007 e aprofundou seus estudos sobre fotografia no Núcleo de Estudos da Fotografia.

Além de desenvolver projetos individuais no campo das artes visuais é integrante do coletivo Mofo Zero (www.mofozero.wordpress.com) que realiza intervenções urbanas, trabalhos em vídeo e fotografia. Vive e trabalha em Curitiba.

Serviço:

TRANSAMAZÔNICA – IMAGINÁRIOS COMPARTILHADOS
Lançamento oficial do projeto, mostra de processo e conversa com os artistas.

Dia 02/02/2010 (terça-feira)
no NÚCLEO DE ESTUDOS DA FOTOGRAFIA (R. Conselheiro Araújo, 315)
às 19h00
entrada gratuita