Teatro vai ao Instituto dos Cegos

Pela primeira vez o quase centenário Instituto Paranaense dos Cegos vai receber um espetáculo de teatro. Será encenada hoje, às 16h, em caráter de pré-estréia, a peça Cândido ou o Otimismo, uma adaptação de obra de Voltaire para o teatro de bonecos.

Apoiada por lei municipal de incentivo, a produção será levada a escolas, comunidades carentes e em praça, sempre com entrada franca. Colocando-se à disposição da Fundação Cultural de Curitiba para também sugerir espaços, o produtor Ailton Galvão foi surpreendido com o pedido da instituição dos cegos. “Vai ser uma experiência inusitada para eles e para o elenco”, diz Galvão, confiante em um bom resultado, “pois a sensibilidade, os olhos da alma, é o requisito fundamental diante da arte”.

Além de ouvir a fábula de Voltaire, que conta a história do apaixonado Cândido em incansável procura de sua amada Conegundes, os deficientes visuais poderão “sentir” os personagens com as mãos, pois o espetáculo vale-se de quinze bonecos. O desejo de “ver” uma peça de teatro partiu do próprio instituto.

Cândido ou o Otimismo, obra clássica dos bons princípios a meio dos vícios e maldades, chega ao palco com concepção e direção da atriz Cristine Conde, que atua com Helenice Gusso. Para a manipulação (direta) dos bonecos, elas contam com a direção do experiente Renato Perré, valendo-se também de máscaras e objetos de cena. O cenário é de Márcio Innocenti, concebido para a itinerância proposta. E o figurino, de Fernando Bachstein, reporta o tempo do iluminismo.

Em cartaz até 15 de dezembro, a última apresentação será no Passeio Público, às 19h30. E a estréia, depois de passar pelo crivo dos cegos, será neste domingo, às 19h30, no pátio do Cefet.

Cefet, aniversário

Em comemoração pelos seus 30 anos, o Grupo de Teatro do Cefet-PR, Tecefet, realiza o 3.º Ciclo de Teatro, no auditório da instituição. Com o tema “O ator e a máscara”, a idéia é resgatar a história do Tecefet e reunir egressos que participaram desta atividade ao longo dos anos. “Esse panorama, certamente, nos remeterá a notáveis personagens da comunicação e do teatro em Curitiba”, diz a coordenadora do Grupo, Cleonice de Queiroz.

A abertura do evento será às 18h15 de hoje com homenagens para Lala Schneider, Edson Bueno, Maria Cristina de Souza, Paulo Venturelli e Luiz Afonso Burigo.

Pé no palco

Três textos – Frenesi, Instantes e Hiatos – serão encenados por alunos de Fátima Ortiz, com estréia hoje, às 19h, no Espaço Cultural Pé no Palco (Rua João Negrão, 2340). O espetáculo dá visibilidade à pesquisa de transpor literatura ao palco. A experiência anterior, com um texto do Nobel de Literatura José Saramago, foi eloqüente. Os contos de agora são do curitibano Kady Leayza, professor e ator do Círculo de Encenação e Pesquisa Pé no Palco.

Voltar ao topo