Secretária da Cultura propõe Codesul Cultural

Em Porto Alegre na última segunda-feira, durante a reunião dos governadores do Codesul, a secretária estadual da Cultura, Vera Mussi, apresentou a proposta do “Codesul Cultural”. A intenção é fortalecer os movimentos culturais dos estados do Sul e de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o documento apresentado, não existe um “Sul maravilha”, com recursos ilimitados. Os estados meridionais encontram muita dificuldade para conseguir recursos destinados à cultura. No entanto, alguns estados brasileiros, a exemplo dos nordestinos, Rio de Janeiro e São Paulo, trabalham de forma integrada, desenvolvendo estratégias de marketing e aplicação de recursos, especialmente voltados a eventos de impacto nacional.

Para a secretária, os estados do Sul têm uma grande necessidade de promover sua união, para o desenvolvimento de propostas integradas capazes de alavancar a cultura regional. Um primeiro passo pode ser dado reforçando um organismo regional já existente, como o Codesul.

Política unificada

O primeiro degrau será a adoção de uma política unificada que, respeitando as especificidades de cada Estado, proporcionará uma otimização dos recursos disponíveis para a cultura, promovendo uma maior circulação de bens culturais e o intercâmbio de artistas e acervos pertencentes a cada uma dessas regiões.

Até porque uma grande oportunidade se abriria para a realização de grandes eventos internacionais, cujos custos de transporte fora do circuito do Sudeste muitas vezes tornam-se proibitivos. Seria estabelecida assim uma forma de “consórcio” entre as secretarias de Estado da Cultura. Outra vantagem seria a participação dos quatro estados de forma integrada no Fórum Nacional de Secretários de Cultura, possibilitando a defesa de propostas de interesse comum ao Sul do País.

Voltar ao topo