Rolando Boldrin e as histórias do Brasil

Um dos artistas mais respeitados do Brasil se apresenta em Curitiba, no Teatro Positivo, nesta quarta-feira. O paulista Rolando Boldrin, que já conta com mais de 50 anos de carreira, apresenta na capital paranaense o espetáculo Cara do Brasil, projeto patrocinado pela New Holland com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MEC). Curitiba é a 11.ª cidade brasileira a receber esse show.

De acordo com Boldrin, o espetáculo chama a atenção por ser um pouco diferente do convencional. “Eu faço nessa apresentação aquilo que a gente chama de teatro musicado. Além de músico, sou ator e no show eu conto causos do homem comum, da cidade e do campo, como se fosse um monólogo. Esse formato é interessante porque é bem formal e dá a sensação de estar mais próximo do público”, informa.

O músico conta que está ansioso por voltar a tocar na capital. “Já fiz diversos shows em Curitiba, como no Teatro Ópera e Arame, Guaíra, entre outros lugares, e é sempre muito bom voltar até aí. Já faz alguns anos que não me apresento e estou com grandes expectativas e também muito feliz em reencontrar essa plateia maravilhosa”, garante.

Ele diz ainda respeitar bastante os espectadores curitibanos uma vez que é um povo que reverencia muito a boa arte. “Existe essa história de que quando querem testar uma peça de teatro, primeiro apresentam em Curitiba para depois levar o espetáculo para o resto do País. Isso demonstra a importância da cidade no circuito cultural. É uma plateia que tem força e por isso sempre é bom tocar para esse público”.

O palco terá uma decoração toda especial, para dar um clima a mais da ideia desenvolvida pelo músico. “O cenário é todo composto por peças do artesanato brasileiro, assinado pela artista Patrícia Maia. A intenção com esse projeto é realizar um resgate das histórias brasileiras, das manifestações culturais, da sua religiosidade e fé e de seu folclore”, comenta.

Boldrin revela que não gosta de rótulos para classificar a sua música e diz que o trabalho que realiza é de divulgar o País. “Eu não gosto muito quando falam que eu toco música de raiz. Eu trabalho e canto o Brasil, que é uma imensa raiz. Não acredito nessa história de música caipira de raiz. Ou é música caipira ou não é. Simples assim. Gosto de procurar e ver esse pessoal desconhecido da grande mídia de todas as partes do país se apresentando. Já gravei mais de 200 obras, que vão de moda de viola a samba de partido alto. Isso foi possível graças a vivência que tive com esses músicos”, avalia.

No repertório do espetáculo, Boldrin garante que será uma mistura bem grande, que vão desde obras suas até de outros artistas. “Os clássicos da carreira estarão presentes. O show será bem diversificado, o que o torna bem atraente. Além disso, não há só música durante a apresentação, pois faço citações a escritores, autores e artistas brasileiros. É um espetáculo para ser apreciado por pessoas de todas as idades. Sem essa de show voltado para faixa etária “x’. Estou certo de que crianças, jovens, adultos e idosos que apreciam uma boa música brasileira vão aprovar a apresentação”, encerra.

Serviço

Espetáculo Cara do Brasil, com Rolando Boldrin.
Nesta quarta-feira, às 21h, no Teatro Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot Souza, 5300, Campo Comprido).
Ingressos: R$ 30,00 (inteiro) e R$ 15,00 (estudantes e maiores de 65 anos), na bilheteria do teatro e pelo Disk ingressos (3315-0808).