Rock e MPB para ler

A música é tema de lançamentos editoriais. Pela Record, sai Rock and Roll: Uma História Social – cobrindo 30 anos de um dos mais importantes fenômenos de massa do século XX. Paul Friedlander, professor de conservatório nos EUA, mostra como o gospel, o country e o blues influenciaram desde Elvis ao The Who. E revisita a cena do rock clássico, alternativo e do punk-rock para traçar a história musical que já atravessou cinco décadas de sucesso ininterrupto.

Em sua viagem musical, Friedlander oferece os harmônicos acordes e notas trocadas por Elvis, Beatles, The Who, Bob Dylan, Rolling Stones, Eric Clapton, entre outros. Além de oferecer uma visão do universo das principais gravadoras, como Motown, e principais tendências das últimas décadas – new wave, rap, soul e folk. E retrata os diversos estilos musicais como locações de um gigantesco mapa rodoviário. Repleto de fatos curiosos, histórias, sons e sentimentos de cada locação, o livro (490 páginas) esquadrinha como a sociedade reagiu ao se ver colocada entre o coração da bateria e o chiado das guitarras.

Além disso, o autor fornece índice remissivo, notas e discografia, numa pesquisa que destaca Robert Palmer no blues, Dick Hebdige no punk e Tricia Rose no rap.

A MPB é tema do livro Música Popular Brasileira Hoje, organizado por Arthur Nestrovski para a editora Publifolha, em comemoração ao 50.º título da série Folha Explica. Em suas 320 páginas, o leitor testemunha o encontro de escritores das mais variadas áreas com grandes nomes da música nacional atual: o romancista Moacyr Scliar escreve sobre João Bosco, o crítico e biógrafo da MPB Ruy Castro comenta a música de Francis Hime, a psicanalista Maria Rita Kehl busca entender Chico Buarque, o artista plástico Nuno Ramos fala de Paulinho da Viola, a jornalista Mônica Waldvogel escreve sobre Fernanda Abreu, o crítico musical Tárik de Souza discorre sobre Sjavan, e o romancista Milton Hataum sobre Rita Lee, entre outros. O resultado é uma coletânea única de textos breves (todos inéditos) sobre 99 dos maiores compositores e intérpretes da atual MPB. Cada texto vem acompanhado de foto e de uma pequena lista de discos e livros recomendados. Sem pretensão de ser uma enciclopédia musical, mas mais simplesmente antologia geral de reavaliação da música popular brasileira, que só vem revigorar seu papel central na identidade da nossa cultura.

Saltério

Amanhã, às 19h30, no Círculo de Estudos Bandeirantes (Rua 15 de Novembro, 1050), lançamento em Curitiba do livro Cifras de Música para Saltério, obra histórica de Antônio Vieira dos Santos (1754-1854). As transcrições musicais são de Rogério Budasz, autor também dos estudos.

Voltar ao topo