Retrato da França em película

A Cinemateca de Curitiba abre hoje às 18h30 o 2.º Festival do Cinema Francês, iniciativa da Pandora Filmes patrocinada pela Bradesco Seguros e Citroën do Brasil, que até o dia 16 vai mostrar alguns dos sucessos recentes da cinematografia francesa em diversas cidades.

Para Curitiba vieram cinco produções, contra sete que serão exibidas em outras capitais. A Cinemateca exibe hoje a animação As Bicicletas de Belleville, de Sylvain Chomet, atualmente em cartaz na França com enorme sucesso, mas que ainda não foi exibido em nenhum outro país. Às 21h, é a vez de Monsieur N, de Antoine de Caunes, que esmiúça como Napoleão Bonaparte, o genial estrategista político e militar, pôde se submeter ao aprisionamento na pequena ilha de Santa Helena.

Amanhã o mesmo filme passa às 18h30. Beije Quem Você Quiser, de Michel Blanc, é a atração às 21h. Campeão de bilheteria na França no ano passado, com mais de 1 milhão de espectadores, o filme tem no elenco as excelentes Carole Bouquet e Charlotte Rampling. São dez dias na vida de cinco casais e seus amigos, filhos e amantes, durante férias na praia. Nesse período, esses casais podem se separar, trair, brigar e amar, em meio a descobertas e pequenos deslizes. Há entre eles um ciumento inveterado, uma mulher rica e entediada, uma mãe solteira e seu namorado narcisista. Uma teia de aventuras capaz de provocar um belo incêndio.

Também serão exibidos O Buquê, comédia romântica dirigida pela atriz Jeanne Labrune, e Instituto de Beleza Vênus, vencedor dos principais prêmios César na França em 1999. O filme revelou a iniciante Audrey Tautou, que alguns anos depois se tornaria uma celebridade no papel-título de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

De fora

Lamentavelmente, Curitiba não recebeu a cópia do polêmico Amen, de Constantin Costa-Gavras, um dos filmes mais comentados da atualidade, e que vai passar pelo festival em outras cidades. O filme fala do silêncio da Igreja Católica – mais precisamente do papa Pio XII – a respeito do Holocausto na Segunda Guerra. O cartaz, desenhado por Oliviero Toscani, que funde uma cruz a uma suástica, teve a exposição proibida nas ruas da França. A outra ausência será Nathalie X, de Anne Fontaine, que teve a estréia mundial no Festival de Toronto e conta com um elenco estelar, incluindo Gerard Depardieu, Fanny Adant e Emmanuelle Beart.

***

A Cinemateca fica na Rua Carlos Cavalcanti, 1174. Ingressos a R$ 5 e R$ 2,50.

Voltar ao topo