Regina Braga lê ensaio em lançamento de revista em SP

Revista quadrimestral do Instituto Moreira Salles, “serrote” chega ao seu 9º número ainda surpreendendo – para o lançamento marcado para hoje, às 20 horas, na sede paulista do instituto, a atriz Regina Braga vai fazer a leitura de um dos textos da edição, o ensaio “Desarticulações”, da ensaísta argentina radicada nos Estados Unidos Sylvia Molloy.

Trata-se de uma narrativa comovente: ela descreve a progressão do Alzheimer de sua ex-companheira em um texto direto, com emoção equilibrada. Na revista, o ensaio vem acompanhado de imagens das intervenções físicas que o americano Gordon Matta-Clark (1943-1978) fez em prédios e galpões, nos anos 1970.

Inspirada no estilo de publicações anglo-saxônicas, serrote promove o equilíbrio entre conteúdo e visual, fugindo do tradicionalismo das revistas de ensaios, habitualmente sem ilustrações e recheada de textos, alguns densos demais.

O arguto texto do escritor Bernardo Carvalho, que comenta sobre o ateliê interdisciplinar proposto pelo artista plástico dinamarquês Olafur Eliasson, em Berlim, é ilustrado por fotos da bicicleta de espelhos, que esteve exposta no Parque do Ibirapuera, em outubro.

O aspecto mais literário dessa serrote está na série de narrativas de escritores ao descreverem sua primeira vez em Paris. São cartas de Paulo Mendes Campos, Julio Cortázar e William Faulkner. Imperdível, ainda, é o texto Sobre o Prazer de Odiar, em que o inglês William Hazlitt (1778-1830) mostra como o ser humano, mesmo civilizado, necessita do ódio para não perder o ímpeto. As informações são do Jornal da Tarde.

serrote #9 – Lançamento hoje, às 20h. Instituto Moreira Salles (Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis). Tel. (011) 3825-2560.

Voltar ao topo