Rádio Nacional retoma tradição de programas de auditório

"Os velhos tempos voltaram!" Assim Hércules Pereira Nunes, de 66 anos, define a revitalização da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Além da modernização dos estúdios e da instalação de um novo transmissor digital de última geração, a rádio trouxe de volta os programas de auditório.

Nunes é uma das centenas de pessoas que passaram a freqüentar os programas ao vivo, desde que o antigo auditório da Rádio Nacional foi recuperado, a partir de uma parceria firmada entre a Radiobrás, empresa que administra a Rádio Nacional, e a Petrobras.

Ao percorrer os corredores que levam ao auditório, no 21° andar, do antigo prédio do jornal A Noite, na Praça Mauá, o primeiro arranha-céu da capital fluminense, Nunes lembra com carinho da época em que freqüentava os programas de auditório de César de Alencar, Manoel Barcelos, Renato Murce e Paulo Gracindo, ainda na década de 50.

Olha as fotos dos seus antigos ídolos afixadas na parede do corredor e recorda que Cauby Peixoto, Marlene, Emilinha Borba, Ângela Maria, Luis Gonzaga e Carlos Galhardo provocavam um verdadeiro frenesi no público que se enfileirava em volta do prédio para ter acesso ao auditório.

Hoje, as pessoas voltam a fazer fila para assistir aos novos programas da emissora. Três vezes por semana, o auditório movimenta a casa. Às sextas-feiras, é dia do programa Época de Ouro; às quintas, do Dorina Ponto Samba; e, aos sábado, do programa Rádio Maluca.

Não há idade mínima para participar. Crianças, jovens, adultos e idosos têm ocupado novamente a rádio, devolvendo à emissora o papel de ponto de cultura e lazer do centro da cidade. Tatiana Batista de Amorim é uma jovem que descobriu a Rádio Nacional. Ela qualifica experiência como "um tipo novo de diversão".

Para ela, os destaques são as novas instalações da emissora e a decoração que retrata a época de ouro do rádio, como ficaram conhecido os anos 40 e 50.

"Estou achando tudo muito interessante, porque não tem nenhuma rádio, pelos menos que eu conheça aqui no Rio, que tenha esse tipo de atração, que tenha essa estrutura, para receber o pessoal assim, toda semana. Estou achando tudo muito legal", disse.

Voltar ao topo