Quando o mundo morria

Até Mais Verde, de Julieta Godoy (Atual Editora, 48 páginas), está em sua 24.ª edição na Coleção Todo Mundo Junto, em que histórias leves e bem-humoradas tratam de temas atuais: combate ao desperdício, reciclagem do lixo, educação no trânsito, despoluição dos rios, integração de deficientes físicos à sociedade, entre outros.

A história de Até Mais Verde mostra o personagem gafanhoto contando aos animais que o mundo estava morrendo. E todos se unem para salvá-lo. Entre os personagens estão até o Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, e a Menina com Espiga, retrato de Renoir pertencente ao Museu de Arte de São Paulo, bem como O Escolar, de Van Gogh, uma das bailarinas de Degas, e meninos das telas de Portinari.

Julieta conta, de forma bem-humorada mas muito educativa, uma fábula do fim do mundo. E do começo.

 

Reciclagem para crianças

A Editora DCL – Difusão Cultural do Livro lança Reciclando com os coelhinhos. Escrito e ilustrado por Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, o livro, impresso em papel reciclado, mostra para as crianças a importância de reciclar o lixo. Uma família de coelhinhos ensina que o planeta Terra deve ser protegido e limpo, assim como protegemos e limpamos a nossa casa. Para a autora, escrever sobre a questão ambiental para crianças é uma forma de conscientizá-las: “A criança já abre a cabeça para essas questões desde pequena, pois o livro pode atingir a criança que está sendo alfabetizada, ele serve como um ponto de apoio e partida para o professor tratar a questão ambiental em sala de aula”. Ingrid escreveu outros livros sobre esse tema, entre eles O mundinho, que já foi adotado por escolas particulares e públicas.

Voltar ao topo