Projeto leva cultura brasileira para crianças e adolescentes de Curitiba

Alunos das escolas públicas municipais e estaduais de Curitiba poderão assistir ao espetáculo teatral "Uma História Especial", dedicado ao público infanto-juvenil, que fará uma viagem pela história da aviação e do petróleo. Baseado na obra homônima de Patrícia Engel Secco, o projeto – que esse ano está em sua sexta edição – tem por objetivo levar cultura às crianças e jovens de todo o país. O espetáculo, que já foi apresentado em cidades como São José dos Campos, Santos, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba, chega à Curitiba no próximo dia 02 de outubro (terça-feira) e será encenado no Teatro Regina Vogue – Avenida 07 Setembro, 2.775-Centro – em dois horários: às 10h e 14h.  

"Uma História Especial" conta a história de Daniela (Dani), uma garota inteligente, que resolve convidar seu amigo Beto para ajudá-la com um trabalho de História sobre os dirigíveis. Beto, que também tinha que realizar uma pesquisa sobre os dinossauros, topou com entusiasmo ajudá-la. Juntos, descobrem que o petróleo e os dirigíveis têm muita coisa em comum, já que o petróleo vem do acúmulo de matéria orgânica depositada no fundo dos mares e lagos, que, com o passar dos anos, foi recoberta por camadas de rocha e terra. Essas camadas criaram um ambiente no qual esse rico leito foi submetido, por milhões e milhões de anos, a altas temperaturas e a uma enorme pressão. Neste processo de aprendizagem, Dani e Beto relacionam a decomposição daqueles seres gigantescos à formação do petróleo – um mineral conhecido como "ouro negro" por gerar uma série de outros produtos como a gasolina, o gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha), tintas, tecidos sintéticos, plásticos, entre outros. 

Com características divertidas e leves, por meio do diálogo descontraído e espirituoso da história relatada em cena, o espetáculo desperta a auto-estima, a confiança e também a curiosidade dos jovens espectadores. Inspirado na linguagem ágil dos clipes televisivos e dos HQs, "Uma Viagem Especial" busca se aproximar da estética consumida pelo público da faixa etária a ser atingida. Todo o espetáculo é permeado por projeções de vídeo. As imagens foram editadas ora com o objetivo de ampliar o universo de informações fornecidas pelo texto, ora para ilustrar pensamentos e situações. A música, especialmente criada para a peça, utiliza-se de várias influências rítmicas. As letras das canções falam direto ao coração dos adolescentes, abordando seus conflitos, esperanças e alegrias.

Durante as apresentações de "Uma História Especial", os jovens espectadores receberão de brinde o livro com a história que originou o projeto e terão a oportunidade de assistir a uma breve palestra sobre o teatro como exemplo motivacional para a vida de todos.

Em 2006 o projeto atendeu cerca de 13 mil crianças e jovens e, em 2007, pretende chegar a pelo menos 25 mil espectadores, fomentando o interesse pela cultura, incentivando o hábito da leitura e ajudando a formar cidadãos conscientes de seus direitos e cientes de seus deveres.

Voltar ao topo