Prefeitura de Curitiba prepara festa do centenário da imigração japonesa

A comissão da Prefeitura de Curitiba responsável pelos preparativos da comemoração ao centenário da Imigração Japonesa no Brasil (IMIM 100), em junho de 2008, reuniu-se nesta quinta-feira (01), no Salão Brasil, n Prefeitura, para distribuir tarefas e iniciar os trabalhos.

"Atendendo determinação do prefeito Beto Richa para que Curitiba promova uma grande comemoração do centenário da imigração japonesa, estamos iniciando desde já os preparativos", disse o secretário do Governo Municipal, Mauricio Ferrante. "Estamos avaliando a possibilidade de trazer um representante da família imperial para participar das comemorações em Curitiba", afirmou.

Instituída em março deste ano, pelo prefeito Beto Richa, e coordenada por Mauricio Ferrante, a comissão é formada por representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da comunidade Nikkei.

O vereador Rui Hara, também membro comissão especial, disse que saiu satisfeito com o resultado da primeira reunião. "Acho que para um primeiro encontro os objetivos foram todos plenamente atendidos".

História

O Centenário da Imigração Japonesa no Brasil será comemorado no dia 18 de junho de 2008 e vai resgatar um histórico de lutas e conquistas dos imigrantes japoneses e seus descendentes que consolidaram a comunidade no Brasil e participam efetivamente na construção da sociedade brasileira.

A contribuição e a integração da colônia japonesa ao desenvolvimento do Estado do Paraná e em especial à cidade de Curitiba, têm sido expressivas, com atuação em diversas áreas como agricultura, comércio, economia em geral, política, educação, saúde, ciência e tecnologia e nas artes.

Curitiba abriga 32 mil descendentes de japoneses, a segunda maior comunidade japonesa no Brasil, atrás apenas da cidade de São Paulo.

A história dos primeiros 800 imigrantes japoneses que deram a volta ao mundo para desembarcar no Porto de Santos (SP), no dia 18 de junho de 1908, atraídos pela promessa de uma nova vida compõe, segundo seus descendentes, uma verdadeira odisséia.

Voltar ao topo