Pianistas lançam CD com obra de John Cage

As pianistas Lilian Nakahodo e Grace Torres fazem um concerto no dia 18 de janeiro, às 19 horas, na Capela Santa Maria, para lançar o CD gravado ao vivo com as Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado de John Cage. A obra, gravada em fevereiro de 2011 no teatro HSBC, com direção musical de Vera Di Domênico, também será apresentada em Darmstadt, na Alemanha, em um concerto no tradicional evento de música contemporânea “Tage für Neue Musik – Darmstadt 2012”, em fevereiro.

Na capital paranaense, o concerto acontece no último dia da programação da primeira fase da 30ª Oficina de Música de Curitiba, dedicada à música erudita. O concerto comemora, ainda, os 100 anos de nascimento do célebre compositor, pensador e artista performático norte-americano que foi peça chave nas revoluções e invenções estéticas do século XX.

O projeto “John Cage: Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”, que  contou com subsídio cultural da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, resultou em um belo álbum, o primeiro a ser gravado com esta obra integral no Brasil e o primeiro registro ao vivo de que se tem notícia na América do Sul.

Os “Tage für Neue Musik” em Darmstadt, realizados desde 1955, tem  importância fundamental para a música erudita contemporânea mundial.  No pós-guerra, foi a partir deste evento que compositores de vanguarda se reagruparam para voltarem a apresentar suas obras, pois, durante a guerra, eram proibidos de realizarem concertos. Darmstadt tornou-se um centro de difusão musical contemporânea único, e veio a incentivar o surgimento, não só na Alemanha, mas em diversos países, de outros semelhantes. John Cage era frequentador participante dos “Tage für Neue Musik”, evento que o homenageará especialmente na edição de 2012.

Para Vera Di Domênico, o convite da Darmstadt foi recebido com muita alegria, “tendo em vista que poucos brasileiros receberam tal honra até os dias de hoje. Além disso, com o nosso trabalho, teremos a possibilidade de homenagear John Cage, que receberá homenagens no mundo todo em razão do seu centésimo aniversário”, conta a diretora musical, que ainda revela que em virtude do belo resultado do CD e do centenário de Cage, já receberam convites para tocar em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A obra, o compositor, a preparação do piano

A inclusão cuidadosa e calculada de parafusos, porcas, pedaços de plástico e borracha transformam o piano de cauda em uma especial orquestra de percussão. O que a princípio poderia parecer grosseiro, revela no decorrer da audição um mundo de sons graciosos, sensíveis e incomuns. É nesse ambiente de sonoridade rara que as pianistas brasileiras Lilian Nakahodo e Grace Torres gravaram, ao vivo, o CD “Preparado em Curitiba: John Cage – Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado” do importante e inventivo compositor da vanguarda musical do século XX. Sob a direção musical da pianista e professora Vera Di Domênico, esta realização homenageia e reverencia a obra do artista que concebeu um novo status estrutural para o silêncio na criação e fruição musical, no ano em que se completa o centenário de seu nascimento.

Com as Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado (1946-1948) o compositor contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento estético da música no século XX. A sonoridade desta obra de Cage é inspirada em orquestras de Gamelão (Indonésia) e na filosofia hindu que identifica nove estados emocionais (rasas) que são experimentados por qualquer ser humano: o Erótico; o Cômico; o Patético; o Furioso; o Heroico; o Terrível; o Abominável; o Maravilhoso e, finalmente, a Tranquilidade, pré-requisito para que o espectador desfrute o estético.

No concerto de 70 minutos – tempo de execução indicado pelo compositor – será apresentado o ciclo completo de 20 peças, sendo 16 Sonatas e 4 Interlúdios, desta obra que é considerada uma das mais im,portantes de John Cage, repercutindo sobre outras criações posteriores do autor. É uma obra que permanece interessante, viva e incomum.

Voltar ao topo