Perspectivas para o ensino

É indiscutível que a solução para os problemas do país, passa fundamentalmente pela educação. Não há dúvidas de que escolas bem estruturadas e educadores reconhecidos e valorizados, conduzem a resultados surpreendentes, leia-se: desenvolvimento em todos os níveis. E é sobre Educação o livro Reestruturação do Ensino Fundamental do Paraná após a abertura Democrática do Brasil: Retrospectiva e perspectivas, editado pela Editora da Universidade Estadual de Londrina-Eduel, da autoria da Profa. Doralice Aparecida Paranzini Gorni, Doutora em Educação pela UNESP/Marília e docente do Departamento de Psicologia da UEL desde 1981. A obra recebeu o Prêmio Francisco Alves 2003 da Academia Brasileira de Letras.

Inicialmente é importante ater-se à dedicatória tão oportuna quando menciona implicitamente esta categoria de trabalhadores que se dedica a Educação : “Àqueles que acreditam na possibilidade de transformação e melhoria da educação e assumem, consigo mesmo, o compromisso de fazer bem feito a sua parte”, reforçando o caráter idealista do educador enquanto agente transformador da sociedade.

O prefácio, escrito pela Profa. Elza Pullin destaca que a Educação, apesar de seu caráter Constitucional como legado à sociedade, carece de uma política social e que a presença do governo se faz sentir continuamente por estratégias reguladoras por organismos internacionais, as quais não foram fruto de uma construção coletiva de nossos educadores.

O livro apresenta uma parte da tese defendida pela professora Doralice e o mesmo, de acordo com a docente, pretende contribuir para o conhecimento e a reflexão do processo de desenvolvimento do sistema educacional vigente no país, mediante o resgate e análise do desenvolvimento do Ensino Fundamental do Estado do Paraná, no âmbito do Ensino Público Estadual, após o início da década de 80.

Salienta ainda a importância do comprometimento dos educadores com a transformação do sistema, considerando melhoria de qualidade, a partir do conhecimento da estrutura e a reflexão sobre o momento social, econômico, cultural e político da educação.

Por sua vez, o interesse pela reflexão sobre esse assunto surgiu inicialmente pela constatação, ao longo da atuação da professora como supervisora de estágio na área de Psicologia Escolar, junto às Escolas Públicas de Londrina e cidades circunvizinhas, da falta de informação dos educadores no que se refere as proposições e realidade do sistema de ensino. Além disso, indica também a ausência de disponibilidade e dificuldade de acesso a dados e informações e mesmo a complexidade de realização desta tarefa, evidenciando assim, a necessidade de divulgação do resultado deste trabalho.

Entre estes e outros aspectos, o livro faz um resgate histórico dos vários momentos vividos pelo Ensino Fundamental do Estado do Paraná, após 1980 e é instrumento de leitura indispensável a educadores, estudiosos e todos aqueles interessados em conhecer os bastidores do complexo sistema educacional.

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