Pedro Rangel encena SoPPa de letra

O Teatro do UnicenP recebe hoje um dos nomes mais prestigiados no meio teatral para a apresentação de cerca de setenta letras musicais dramatizadas. Contemplado com o prêmio de melhor ator 2005, no Prêmio Shell, pelo espetáculo SoPPa de letra, Pedro Paulo Rangel, ou simplesmente PP, como o colocado no nome da peça, faz apresentação única. O extenso repertório formado por canções da música popular brasileira é dramatizado e revela uma forma diferente de interpretar as letras. O espetáculo é fruto de uma parceria entre a UnicenP e a empresa paulista Cult Empreendimentos Culturais. A direção é de Naum Alves de Souza e direção musical de Roberto Gnattali.

?Algumas letras são puramente declamadas, outras são vividas, outras ainda representadas ou os personagens descritos nelas se apresentam?, revela PP. Ele ressalta que no espetáculo existem apenas letras de música e nenhum outro tipo de texto entra em cena. Acompanhado por Alexandre Ribeiro no clarinete e clarone, Alexandre Moura no violão e cavaquinho, e Marcus Nunes na percussão, Rangel declama as letras enquanto os músicos executam melodias diferentes em uma trilha sonora composta por Roberto Gnattali.

A idéia de encenar letras no palco de um teatro surgiu enquanto Rangel escutava um locutor de rádio acompanhar a letra de uma música enquanto tocava. Após PP e o roteirista Antônio Debonis escutarem mais de 250 músicas, selecionaram setenta, para então criar um roteiro de maneira que uma letra se ligasse a outra, assim formando diversas histórias contadas por personagens masculinos e femininos.

Apesar do repertório trazer canções conhecidas de Lupicínio Rodrigues, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Cartola, Adriana Calcanhoto, Titãs e tantos outros, o espectador deve se surpreender com os sentidos até então ocultos, que talvez nunca lhe tenha chamado a atenção. ?Acho que esta é uma das chaves do espetáculo. A surpresa, a descoberta. Existem jogos com o espectador, diálogos entre as letras. Emoção e humor ocorrem o tempo todo. Trata-se de uma comédia musical onde o amor é a busca do encontro entre as canções?, explica Rangel. Mais do que a música propriamente dita, SoPPa de letra é uma homenagem aos letristas brasileiros; segundo Rangel, os verdadeiros poetas popular.

Serviço:

Soppa de Letra, com Pedro Paulo Rangel, hoje, no Teatro Unicenp (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido), às 21h. Ingressos a R$ 40 e R$ 20. Mais informações pelo telefone (41) 3317-3000.

Voltar ao topo