Paraná vai ter Escola Superior de Cinema e Televisão

O governador Roberto Requião autorizou a contratação da atriz, produtora e educadora Ittala Nandi para coordenar a criação, no Paraná, de um curso formador de profissionais de cinema e vídeo em nível superior e técnico. A Escola Superior Sul Americana de Cinema e Televisão vai atuar nas áreas de produção, direção e formação de atores.

A iniciativa está sendo elaborada pela Secretaria da Educação e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação, através da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), e será encaminhada ao Conselho Estadual de Educação. Ittala Nandi é destaque na classe artística nacional e internacional e possui o título de notório saber em Artes Cênicas, concedido pelo Ministério da Educação, por intermédio da Universidade do Rio de Janeiro (UniRio).

"Esta é uma idéia inovadora nos setores culturais e educacionais. O Paraná, com este projeto, dará um exemplo ao país e à América Latina. É um dos projetos mais importantes nessas áreas no Brasil", afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Tarcísio Rizzi.

A escola superior, que fará integração com toda a América Latina, funcionará no Parque Newton Freire Maia (antigo Parque da Ciência), em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, e terá quatro séries com carga horária de 420, 480, 600 e 2.100 horas, com 60 alunos em duas turmas nos períodos da tarde e noite.

Estrutura

O curso terá 16 professores, técnicos em edição e equipamentos, eletricistas e marceneiros, todos da Faculdade de Artes do Paraná, sem a necessidade, portanto, de contratações. Convênios com instituições serão firmados para a sustentação do curso, que será gratuito.

Os alunos serão selecionados através de teste de admissão direta em banca de avaliação, com provas escritas, orais e encontros coletivos e individuais com os professores. Segundo Ittala Nandi, a expectativa é que a primeira turma comece as aulas no dia 1º de julho deste ano. Para serem admitidos, os estudantes têm de ter o Ensino Médio completo.

"É um projeto pioneiro e importante para o Paraná, o Brasil e para a América Latina. O governador Roberto Requião está entusiasmado e tem a visão da importância desta escola", afirmou a coordenadora do projeto, contando que pretende transformar uma parte do Parque da Ciência em uma "Cidade das Artes".

No local, o teatro receberá adaptações para que possa funcionar. Haverá um espaço para atividades circenses, estúdios de cinema e televisão e quatro salas de aula. "Vamos ainda construir um albergue para hospedagem dos alunos que vêm de fora de Curitiba e ainda uma praça de alimentação, pois haverá nos fins de semanas apresentações culturais."

Ittala Nandi informa ainda que haverá, paralelamente, uma central de produção para que os alunos possam pôr em prática suas produções, escolas de interpretação para adolescentes e de circo e sets de filmagem que serão alugados para produtores de cinema a um custo baixo, pagando apenas a manutenção.

"Vamos criar no Paraná um local de concentração das artes, tudo no mesmo espaço. Curitiba é uma cidade estratégica por que pode receber alunos de todo o centro sul do Brasil e do Mercosul. Vamos assim fortalecer a cultura de nosso país e da América Latina", afirmou a atriz, destacando que a escola vai se autogerir devido aos convênios a serem negociados.

A atriz diz que o projeto está sendo inspirado na Escola Cubana de Cinema, de Los Baños, na Escola de Cinema da Itália e na Escola de Teatro de Soleil. "Vamos utilizar professores do Paraná e trazer, como convidados, profissionais de escolas da África, de Cuba e do Peru, que já se interessam em contribuir e colaborar com o projeto".

Espaços

Ittala Nandi explica também que o projeto prevê atividades culturais em todos os espaços já existentes, como espetáculos para crianças no circo, aproveitando atores locais ou convidados como a "Intrépida Trupe", do Rio de Janeiro.

No teatro, haverá apresentação de espetáculos para adultos das companhias do Paraná ou de espetáculos vindos de outros estados. No teatro ao ar livre, a idéia é apresentar shows de artistas locais e convidados ou festivais de música. O auditório será usado para a realização do projeto "Encontros com Famosos", com autores nacionais.

Os alunos formados pela FAP poderão usufruir dos convênios que serão criados com as TVE’s locais e nacionais, para exibição de seus produtos de final de período, além de outras televisões que poderão ser nossas parceiras, como o Canal Brasil, TV Câmara, TVBrasil, Rede TV, GNT.

"Pretendemos ainda fazer parcerias com indústrias paranaenses através de encontros com seus representantes, que deverão receber conhecimento deste plano e oferecer a eles salas que levarão o nome da empresa", diz Ittala. "Em contrapartida, os funcionários destas empresas terão freqüência aos eventos a preços populares ou simbólicos. É um trabalho de responsabilidade social."

Voltar ao topo