Palácio expõe fotos de colégios restaurados

O governo do Estado abriu ontem, no saguão do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba, uma exposição de fotografias que mostra imagens de 21 colégios históricos da rede pública estadual que foram restaurados. Dois deles, o Instituto Caetano Munhoz da Rocha, de Paranaguá, fundado em 1917, e o colégio Estadual Regente Feijó, em Ponta Grossa, de 1924, são tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.

As obras de restauração tiveram início no ano 2000. O governo do Estado investiu R$ 17,2 milhões no projeto. Foram recuperadas características originais dos prédios históricos. “A restauração representa o resgate das raízes históricas do Estado e, por conseqüência, de nossa memória e identidade”, declarou o governador.

A infra-estrutura das escolas também foi melhorada, beneficiando cerca de 36 mil alunos. As instituições receberam novo mobiliário, equipamentos para laboratório, ciências e informática. “É importante preservar e restaurar os colégios históricos, mas também compete à Secretaria da Educação, através da Fundepar, oferecer aos alunos todos os equipamentos necessários para o bom funcionamento das escolas”, afirma a secretária de Estado da Educação, Sueli Seixas.

A exposição é composta por 24 painéis que, através de fotografias e textos, relembram fatos históricos, curiosidades e a importância das instituições para as regiões onde estão localizadas. Ela ficará no Palácio Iguaçu até o próximo dia 22. No dia seguinte, irá para o colégio estadual Xavier da Silva, localizado na capital. O estabelecimento foi construído em 1903 e também passou por obras de restauro.

Também no dia 23, duas outras exposições idênticas serão inauguradas nos colégios D. Pedro II, em Umuarama, e Bartolomeu Mitre, em Foz do Iguaçu. Na seqüência, elas percorrerão o Estado, passando por todos os colégios restaurados.

Colégios estaduais recuperados

? Nilo Cairo, em Apucarana

? Dr. Gastão Vidigal, em Maringá

? São Cristovão, em União da Vitória

? Visconde de Guarapuava, em Guarapuava

? Marquês de Caravelas, em Arapongas

? Rui Barbosa, em Jacarezinho

? Pedro II, em Umuarama

? Marcelino Champagnat, em Londrina

? Eleodoro Ébano Pereira, em Cascavel

? Regente Feijó, em Ponta Grossa

? Dr. Xavier da Silva, em Curitiba

? Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em Paranaguá

? Cianorte, em Cianorte

? Hugo Simas, em Londrina

? Zulmira M. da Silva, em Cornélio Procópio

? Professor João D”Oliveira Gomes, em Campo Mourão

? Bartolomeu Mitre, em Foz do Iguaçu

? Agostinho Pereira, em Pato Branco

? Heron Domingues, em Marechal Cândido Rondon

? Mendes Gonçalves, em Guaíra

? Dom Carlos, em Palmas

Voltar ao topo