Ópera Suor Angélica estreia em Curitiba

A Capela Santa Maria, em Curitiba, não poderia ser mais adequada para a interpretação de Suor Angélica, do compositor italiano Giacomo Puccini. Conhecida por ser uma das únicas óperas compostas apenas por mulheres, Suor Angélica retrata uma história acontecida no século XVII num convento, em Toscana, na Itália. A ópera será retratada entre hoje e amanhã na, capela.

Dirigida por Neyde Thomas e Rio Novello, Suor Angélica faz parte do programa Ópera Ilustrada, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e conta a história da jovem Angélica, que teve um filho fora do casamento, erro considerado imperdoável para a sociedade da época e para a sua família aristocrática.

“Por conta desse fato, a família de Angélica resolve tomar seu filho e interná-la num convento. Ao invés de se tornar uma mulher rebelde, Angélica aceita o fato e convive com a culpa de ter tido um filho fora do casamento. Com o passar do tempo Angélica se transforma numa mulher ainda mais bondosa, que vive com a expectativa de ter seu filho de volta”, explica a diretora.

Com o passar dos anos, Angélica se torna uma especialista em ervas e plantas medicinais, com as quais cura todas as aflições de suas colegas de convento. No entanto, a vida no convento seria um paraíso se não fosse o desejo ardente que Angélica mantinha de rever o filho, tão cruelmente arrancado de seus braços.

“Após a chegada de Tia Princesa, Angélica recebe a notícia de que seu filho está morto. Sabendo disso, Angélica faz uma porção que a levará à morte”, conta Thomas.

Toda a história de Angélica é interpretada pelas cantoras Ana Paula Brunkow (Suor Angélica) e Ednéa Oliveira (Tia Princesa). Além delas, também estão no elenco mais 12 intérpretes, além do Coro Nova Philarmônica, totalizando um elenco de 30 artistas.

Além de Suor Angélica, o grupo de Neyde Thomas apresentará, em outubro, Cosi fan tutte, de Wolfgang Amadeus Mozart. Outro grupo, dirigido por Carlos Harmuch, encenará em agosto a ópera contemporânea brasileira Domitila, de João Guilherme Ripper, e em dezembro levará ao palco o espetáculo Uma noite de ópera nos aposentos reais, que reúne duas pequenas óperas barrocas – Les plaisirs de Versailles e Actéon, de Marc Antoine Charpentier.

Serviço

A interpretação de Suor Angélica, de Puccini, acontece hoje e amanhã, às 20h, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro, em Curitiba). Os ingressos custam R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível / promoção não cumulativa). Informações através do site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br.