“O Outro Lado da Rua” é premiado em Toulouse

Depois de ganhar o prêmio da Confédération Internationale des Cinémas d’Art et Essai no último Festival de Berlim e arrebatar o prêmio Astor de Prata de Melhor Longa-metragem no Festival de Mar del Plata, “O Outro Lado da Rua” acaba de conquistar mais um prêmio na já bem-sucedida carreira do filme durante esta recém iniciada temporada de festivais internacionais de cinema.

Desta vez, o longa de Marcos Berstein, roteirista do sucesso nacional “Central do Brasil”, de Walter Salles, recebeu o prêmio de Melhor Filme conferido pelo público no 16º Festival de Cinema Latino-americano de Toulouse, encerrado no domingo passado.

Com um público superior a 36 mil espectadores, a maioria jovens entre 20 e 28 anos, o festival francês, que contou com produções direcionadas a este publico em particular, comprovou o potencial de “O Outro Lado da Rua” agradar as mais diferentes faixas etárias, mesmo que aborde temas tão comuns a pessoas da terceira idade, como a solidão.

No longa-metragem co-produzido e distribuído pela Columbia Pictures, que estréia nos cinemas brasileiros em 28 de maio próximo, Fernanda Montenegro interpreta o papel de uma solitária sexagenária aposentada que para escapar da solidão se transforma em informante da polícia de Copacabana.

Além de garantir reação espetacular do público nos festivais dos quais participou até o momento, “O Outro Lado da Rua” tem recebido elogios praticamente unânimes da crítica especializada nos países onde é exibido.

Na Argentina, por exemplo, “O Outro Lado da Rua” foi apontado pelos principais jornais do país como uma das grandes sensações da 19ª edição do Festival de Mar del Plata. O prestigiado ‘La Nacion’ definiu o filme como “uma impecável conjugação de gêneros cinematográficos”, além de ressaltar o trabalho da dupla de protagonistas. “Fernanda Montenegro e Raul Cortez interpretam de maneira formidável este romance da terceira idade”, acrescentou a crítica.

Dando continuidade à sua promissora carreira no exterior, “O Outro Lado da Rua” participará, em breve, de outros importantes festivais de cinema, como o de Recife, em 29 de abril, e o de Tribeca, em Nova York, em 4 de maio próximo, para o qual o longa-metragem do estreante diretor Marcos Bernstein acaba de ser selecionado para a mostra competitiva de novos cineastas.

Voltar ao topo