O maior espadachim do Japão feudal está de volta em edição luxuosa

Uma das principais referências do imaginário japonês, Miyamoto Musashi, o samurai dos samurais está de volta. Vagabond, a história de Musashi agora em edição definitiva, com com capa, sobrecapa e páginas coloridas feitas especialmente para uma coleção que promete agarrar quem conhece e quem ainda não conhece a série de Takehiko Inoue. A nova edição será bimestral e terá 20 volumes.

Com base no livro Musashi, de Eiji Yoshikawa, que vendeu mais de 125 milhões de exemplares, certamente um dos mais vendidos no Japão, Takehiko reconta a história do samurai que deu origem a todas as outras histórias de samurais. O mangá se tornou um gigantesco sucesso no Japão pela plasticidade de seus desenhos refinados e detalhistas, já tendo vendido 23 milhões de exemplares.

Por isso, Vagabond provocou uma pequena revolução na narrativa quadrinística nipônica atual, com seu traçado detalhado e realista. Ganhou prêmios como o Cultural Affairs Media Arts Festival, em 2000, e o HQ Mix, em 2003, principal prêmio dos quadrinhos brasileiros.

A narrativa se passa durante a Era Meiji, em 1600, logo após a batalha de Sekigahara, que acabou culminando na unificação do Japão. Nessa época, os samurais estão em plena atividade. E é aí que surge um jovem que se tornaria um dos maiores heróis das histórias populares japonesas e o maior samurai de todos os tempos: Musashi. Após a grande batalha, ele se torna um dos muitos ronins, samurais sem emprego e sem mestres que vagam pelo país em busca de comida e fama. Mas ele quer mais do que isso: quer se tornar o melhor de todos e vai em busca de aperfeiçoamento físico e espiritual.

A história de Musashi, que teve uma infância difícil ? a morte precoce da mãe e o desaparecimento do pai -, já foi transformada em filmes, séries de TV, rendeu outros livros e agora é o maior sucesso nos mangás. No Brasil, existe atualmente vários títulos que fazem referências à vida deste samurai, que é lembrado por nunca ter perdido uma única luta.

Voltado para o público de 13 a 18 anos, Vagabond aborda os conflitos vividos pelo espadachim, que tem sua auto-estima e vaidade abaladas, pelas cicatrizes em seu corpo causadas pela Sifilis. Por conta de sua trajetória de sofrimento, ele se tornou uma pessoa difícil, de temperamento explosivo. E isso faz de Musashi um guerreiro imbatível.

Enquanto vaga pelas terras do Japão, como um ronin, Musashi procura guerreiros fortes para confrontar. A busca pelo aperfeiçoamento de sua técnica, deu ao samurai habilidades excepcionais. Foi o primeiro espadachim a lutar empunhando duas espadas ao mesmo tempo. Dono de um estilo próprio e inconfundível, Musashi desenvolveu técnicas de lutas e estratégias de combate conceituadas ainda nos dias de hoje. A perfeição no manejo de espadas foi a razão de sua vida.

O autor

Takehiko Inoue nasceu emm 12 de outubro de 1967, na ilha de Kyushyu. Após vencer o famoso concurso Tezukashiyoh, que homenageia o mestre dos mangás, Osamu Tezuka, Inoue entrou para o mundo dos quadrinhos japoneses. No final dos anos 90 lançou Slam Dunk, série de mangá sobre o basquete, um esporte pouco popular no Japão. Porém, a falta de popularidade do basquete não deteve o sucesso absoluto da obra. Mais de 10 milhões de exemplares foram vendidos. Takehiko Inoue aceitou o desafio de desenhar a história de um dos maiores mitos japoneses de todos os tempos logo em seguida. Aliás, as bases de Vagabond certamente podem ser encotradas em Slam Dunk.


Serviço

Vagabond ? A história de Musashi
Autor: Takehiko Inoue
Temas: quadrinhos, cultura japonesa, artes marciais
Preço: R$ 25,00
Nº de páginas: 269
Formato: 16x23cm

Voltar ao topo