O jardineiro fiel é bem cotado na Grã-Bretanha

Enquanto O segredo de Brokeback Mountain segue como favorito ao Oscar, o filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles reina na Grã-Bretanha. O jardineiro fiel é uma história inglesa escrita por um inglês que está acima de qualquer suspeita, com equipe inglesa e elenco inglês. Como quem vota são os ingleses, isso nos favorece – justifica Fernando Meirelles sobre o favoritismo do seu primeiro longa em língua inglesa no Bafta.

Rio – O longa baseado no livro de John Le Carré recebeu nesta quinta-feira dez indicações ao prêmio mais importante da Grã-Bretanha (considerado o ?Oscar? inglês). Entre elas, melhor filme, direção e fotografia para o outro brasileiro César Charlone.

O Jardineiro fiel, inclusive, é o único britânico na lista de melhores filmes do ano no Bafta, onde estão muitas produções hollywoodianas como O segredo de Brokeback Mountain, Capote e Crash – No limite. A safra de filmes da Grã-Bretanha foi fraca esse ano, aumentando mais ainda as chances do longa de Meirelles.

Em entrevista ao Globo Online, o diretor brasileiro conta que uma mudança na política de financiamento de filmes no início de 2004, na Grã-Bretanha, derrubou o cinema de lá. ?Por sorte nossa e azar dos ingleses?, diz ele.

– Meus amigos ingleses que trabalham em cinema estão vivendo de trabalhos internacionais, com isso, a concorrência interna não foi tão forte – explica modesto.

Para Meirelles, as chances do Jardineiro no Bafta são maiores do que as chances nas premiações americanas por razões óbvias.

– Se somos azarão no Oscar, no Bafta estamos entre os favoritos. Sobre sua presença em uma das cerimônias de premiação mais importantes de Hollywood, Meirelles mostra que ganha cada vez mais respeito e notoriedade lá fora.

– É sempre bom constatar que de perto todo mundo parece gente mesmo. 

Voltar ao topo