No mês do Carnaval, Salvador ganha livro

d84.jpgNo momento que Salvador se prepara para festejar a maior festa popular do Brasil, a Editora Horizonte lança nova edição do livro Centro Histórico de Salvador, Bahia, que traz anexo um guia com os principais pontos históricos relatados no livro. A história da cidade, com análise da arquitetura de suas construções seculares, o interesse histórico, cultural, social e arquitetônico do local são os pontos fortes da obra, que traz ainda o projeto de restauração do maior conjunto de edificações coloniais das Américas. Ricamente ilustrado, Centro Histórico de Salvador integra a série de livros de arte sobre Patrimônios Mundiais do Brasil, publicada pela Editora Horizonte, com o apoio da Unesco e do Iphan BA.

Mistura de modernidade e história

De autoria do arquiteto e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, Luiz Antonio Fernandes Cardoso, e da arquiteta do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia, Maria Adriana Almeida Couto de Castro, Centro Histórico de Salvador revela uma cidade que mistura modernidade e história. É um lugar de extraordinária beleza, onde largas avenidas convivem com vielas e paralelepípedos e construções seculares presenciam todos os anos desfiles multicoloridos de blocos carnavalescos. Primeira capital nacional, Salvador tornou-se Patrimônio Histórico da Humanidade, capital mundial do carnaval e berço da cultura afro.

Fundada em 1549, batizada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, São Salvador, ou simplesmente Salvador, foi construída em uma encosta íngreme e é dividida em duas partes: a Cidade Baixa e a Cidade Alta, ligadas por elevadores, funiculares e ruas sinuosas. Foi a capital e sede do Governo Geral da Bahia das terras portuguesas no Brasil até 1763, tornando-se capital do Estado da Bahia em 1889.

Luiz Antônio Fernandes Cardoso foi responsável pelos capítulos de 1 a 3 e Maria Adriana Almeida Couto de Castro redigiu o capítulo 4. O Iphan é o órgão responsável pelos trabalhos de recuperação do Centro histórico de Salvador.

Características técnicas

Formato: 23 x 30 cm

Páginas: 132

Acabamento: Impresso em papel couché, 4 x 4; capa dura e sobrecapa

Idiomas: Texto em português; inglês condensado no final de cada capítulo.

Legendas: Bilíngües

Encarte: Mapa Gigante do Centro Histórico de Salvador

Preço de capa: R$ 79,00

Venda: Nas maiores livrarias do país, na Editora (0800 559930 ou 11 3022 5599 ramal 3) e no site www.horizontegeografico.com.br

Voltar ao topo