Nação Zumbi foge do mangue

Famintos por informações sonoras, literárias, cinematográficas, cibernéticas, psicodélicas. Assim Nação Zumbi chega ao sétimo disco, anunciando no título suas intenções. Em Fome de tudo, que será lançado hoje em Curitiba no Yankee American Bar, a partir das 22 horas, o grupo pernambucano dilui ainda mais características como o uso da percussão ou as referências regionais que marcaram sua primeira fase e também o mangue beat, uma das ondas mais inventivas do rock brasileiro na década passada.

?Até hoje, há a idéia de que somos uma banda de maracatu?, fala o vocalista Jorge du Peixe. ?Apesar de usarmos os tambores, nunca fomos. Conseguimos nos desvencilhar desse rótulo?, diz ele. No novo álbum, eles aprofundam as experimentações sonoras que pontuam sua discografia desde a estréia, com Da lama ao caos (1994), e que se acentuaram em Futura, de 2005. Rock, funk, rap, psicodelia, samba, maracatu. Traços desses estilos se misturam para resultar num som difícil de classificar. ?A gente faz música livre?, explica Jorge. ?Está em nosso inconsciente confundir mesmo.?

Produção badalada

Ao contrário dos álbuns mais recentes, produzidos pela própria banda, as criações de agora passaram pelas mãos de Mario Caldato Jr. Brasileiro radicado nos Estados Unidos, Caldato é responsável por alguns dos melhores discos do Beastie Boys e já trabalhou com Beck, Planet Hemp e Marcelo D2, entre outros. ?Mario é um cara muito tranqüilo, voltado para o trabalho?, descreve o guitarrista Lúcio Maia. Foi graças ao produtor que o tecladista Money Mark, o quarto Beastie Boy, participou do disco. Mario Caldato também está entre os motivos para a troca de gravadora, da Trama para a Deck Disc.

Fome

Mas não é só na superfície sonora que Nação Zumbi se aplica. Desde os tempos de Chico Science, as letras são quase como um manifesto. Autor da maioria delas, Jorge du Peixe simplifica: ?Tentar achar um sentido para tudo o que eu estou falando é a mesma coisa que perguntar para um pintor por que ele usou aquele azul ou amarelo. Prefiro deixar as pessoas interpretarem. Nem eu lembro por que eu escrevi aquilo ali.?

Serviço

Show Nação Zumbi – Lançamento do CD Fome de tudo. Hoje, no Yankee American Bar (Rua Bispo Dom José, 2106). Abertura da casa: 21h e início do show: 0h30. Ingressos: os primeiros promocionais a R$ 20,00 (meia-entrada p/ estudantes). Após outro valor.

Pontos de venda

30 Pés (Shoppings Mueller, Crystal, Curitiba, Total, Omar e Park Shopping Barigüi), Academia Corpus (Champagnat e Cabral), Disk-Ingressos (3315-0808) e no local. Informações: 3342-1001.

Voltar ao topo