De graça!

Musical com a história de Renato Russo animou público e lotou Centro Cívico

Foto: Lucas Sarzi.

“É tão estranho, os bons morrem jovens”, talvez assim, com as duas primeiras estrofes de uma música de Legião Urbana, possamos definir Renato Russo, que morreu aos 36 anos e deixou para trás uma verdadeira família de fãs. Assim, de forma direta e sem nenhum pouco de pudor, que os admiradores do ícone do rock nacional puderam relembrar a vida de Renato Russo através do teatro: Renato Russo, o Musical foi apresentado de graça no último sábado (12), na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, em Curitiba.

Ao contrário de grandes superproduções, o musical reproduz o resumo da história do grande poeta do rock nacional de uma forma mais enxuta. Usando apenas Bruce Gomlevsky como protagonista e a banda ao fundo, o musical conta tudo de um jeito emocionante e, em alguns momentos, até mesmo bem explícito, as frustrações, os dramas, as alegrias e também os vários problemas do homem que viveu intensamente a música.

Foto: Lucas Sarzi.
Foto: Lucas Sarzi.

Embalado pelas músicas que marcaram a história não só de Renato, como do próprio grupo que continua arrebatando fãs de várias gerações, a peça em alguns momentos chega a ser até mesmo forte, pois não esconde fragmentos do passado do cantor. “É um desafio maravilhoso e muito instigante manter o espetáculo vivo, com qualidade, mas a ajuda vem da plateia, que faz com que Renato seja sempre muito presente e continue fazendo falta”, disse Bruce, em entrevista à Tribuna do Paraná.

Animado, depois de contar de forma emocionante a história de Renato Russo, Bruce voltou cinco vezes para um BIS que mais pareceu um show de rock. “Sempre tenho que tirar alguma música da manga, por isso tenho treinado várias músicas novas para apresentarmos novidades sempre”.

Fã desde criança, Bruce comentou que, embora há mais de dez anos já interpretando Renato Russo, ainda se cobra muito para fazer melhor. “Porque o repertório dele como um todo é muito intenso, com músicas muito profundas, me demanda uma concentração e uma energia muito grande. Um tipo de som muito visceral, não daria para cantar esse repertório burocraticamente”, considerou.

Lotou o Centro!

Em praça pública, a passagem do musical por Curitiba reuniu milhares de pessoas, pelo menos duas mil delas sentadas nas cadeiras que foram disponibilizadas pela organização, e lotou toda a Praça Nossa Senhora de Salete. Bruce considerou que a noite foi linda e muito feliz. “Só tenho a agradecer e dizer até a próxima”, disse o ator. Veja a entrevista completa e alguns trechos do musical:

https://www.tribunapr.com.br/mais-pop/no-aniversario-de-renato-russo-artistas-regravam-que-pais-e-este-como-homenagem