Música Eletrônica estréia na Oficina de Curitiba

A etapa de música eletrônica, uma das principais novidades da Oficina de Música de Curitiba neste ano, começa nesta segunda-feira. Esta é a primeira vez que a música eletrônica é incluída na Oficina. "Os alunos vinham solicitando a música eletrônica por isso resolvemos trabalhar com este segmento e oferecer ao público essa novidade", diz Janete Andrade, diretora artística da Oficina de Música de Curitiba.

Para o professor de piano da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e musicólogo, Daniel Binotto, a música eletrônica na Oficina de Música é muito importante. "A música contemporânea que contempla também a música eletrônica é importantíssima em um evento como esse até como função social, pois transmite todo o contexto do que vivemos hoje", diz Binotto. "A oficina tem quase obrigação de trabalhar com um repertório atual como esse".

As aulas serão no Conservatório de MPB da Fundação Cultural, no Largo da Ordem. Ainda há vagas para os cursos, que terão como temas discotecagem, produção musical e rave. Entre os convidados está a paulista Claudia Assef, que tem feito sucesso atrás das pick-ups tocando principalmente house e disco. Ela também é jrnalista especializada em música eletrônica e produziu o livro "Todo DJ já sambou".

Quem também vai animar a festa é o produtor musical e DJ Dudu Marote. Grande produtor de celebridades como Skank, Pato Fu e Jota Quest, ele está direcionado para a música eletrônica. Já lançou um selo que representa o que tem de mais moderno na música eletrônica do Brasil como os DJ`s Mao Mao e Nego Moçambique. O estilo de Dudu é o de tocar ao vivo e no palco e é ele que comanda a festa de encerramento desta fase.

Para o diretor artístico de música eletrônica, James Pedrozo Pinto, o objetivo da oficina é o de mostrar novas possibilidades para compor. "A música eletrônica já está inserida na música popular brasileira e queremos mostrar essas possibilidades. Um exemplo é o CD Carnaval Eletrônico, de Daniela Mercury, que possui novas formas de textura e emoção musical", diz Pinto. "Com esse elenco de professores vamos mostrar um parâmetro muito bom da música eletrônica e sua produção".

Voltar ao topo