Museus terão programação intensa no fim de ano

Com as celebrações de final de ano, os espaços de exposição da Secretaria de Estado da Cultura estarão fechados para visitação nos dias 25 e 1.º de janeiro. Nos demais dias os museus estarão abertos com a sua programação normal.

Uma das boas opções para o final do ano é visitar o circuito da exposição A presença japonesa no Brasil: Reflexos na sociedade paranaense no Museu Paranaense (Rua Kellers, 289). Construída de objetos cedidos por famílias de descendentes japoneses, pelo Consulado-Geral do Japão e pela Associação Nipo-Brasileiro de Curitiba, a exposição ilustra a vinda dos japoneses ao Paraná em 1913, até a consolidação e a formação das primeiras colônias no estado, como a Cacatu em Antonina, fundada em 1917.

Outro destaque é o 2.º Salão Nacional de Cerâmica, em exposição na Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915 – Centro). A mostra reúne as 240 obras premiadas no salão divididos nas categorias artístico, popular e design, num universo de 142 artistas selecionados das cinco regiões brasileiras.

O Salão de Cerâmica é realizado pelo Museu Alfredo Andersen desde 1980. Em 2006, alcançou abrangência nacional, afim de aumentar o objetivo de divulgar e documentar a arte cerâmica e o design de objetos de argila como matéria-prima – este como forma de expressão funcional e artística.

Para conferir um pouco das obras dos novos artistas paranaenses o Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC (R. Emiliano Perneta, 29) é uma excelente alternativa. O museu está com a mostra Possíveis conexões até o dia 25 de Fevereiro. A mostra é uma parceria com quatro instituições de ensino em artes visuais – Escola de Música e Belas Artes (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tuiuti (UTP).

Entrada franca.