Mudanças no Festival de Cinema de Gramado

O maior festival de cinema do Brasil está cheio de novidades na sua 34.ª edição, que acontece de 14 a 19 de agosto de 2006 na Serra Gaúcha. O Festival de Cinema de Gramado recebeu significativas alterações em sua mostra competitiva a fim de tornar a cerimônia mais ágil, valorizando a qualidade das produções inscritas e apresentadas. Entre as importantes mudanças destaca-se a união das categorias ficção e documentário na competição de longas brasileiros. A medida visa unificar e destacar o melhor da produção cinematográfica brasileira. Não há exigência de ineditismo, fora do Rio Grande do Sul. A exemplo do ano anterior, títulos presentes em outros festivais ou já exibidos fora do estado podem ser inscritos.

Novamente sob a presidência de Enoir Zorzanello, o 34.º Festival de Cinema de Gramado marca o início de uma nova gestão nas áreas de administração e programação. Foram contratados como curadores José Carlos Avellar, crítico de cinema, ex-presidente da Riofilme e atual consultor do projeto Petrobras Cultural, e Sérgio Sanz, documentarista, ambos com grande experiência e trânsito em eventos cinematográficos no País e no exterior.

O tapete vermelho estendido em frente ao Palácio dos Festivais atravessa a Rua Coberta e, no centro de Gramado, inicia uma festa de cinema que reúne críticos, especialistas, turistas, moradores e a tietagem em geral. Durante uma semana Gramado irá respirar cinema, glamour e enredos diversos. A ênfase, mais do que nunca, será nos grandes nomes do cinema nacional. É importante destacar a presença do ilimitado universo do cinema na cidade. Diretores, cineastas, produtores, atores, roteiristas, fotógrafos, montadores, entre outros, participarão de inúmeros debates e palestras no centro de eventos da UFRGS e no Centro Municipal de Cultura.

De 14 a 19 de agosto Gramado ficará pequena para as várias mostras e atividades programadas. A mostra competitiva, mostra paralela, Cinemas nos Bairros e Tarde de Autógrafos são algumas das atrações que atingem o ápice nas noites do Palácio dos Festivais. Serão exibições para todos os gostos e bolsos. No Centro Municipal de Cultura, a entrada será gratuita durante o dia todo. Para os que perderam os filmes da noite, no Palácio dos Festivais, vale assistir à reprise na manhã seguinte, com um preço mais em conta.

Voltar ao topo