Viagem ao passado

Mostra Viagens Fotográficas exibe registros de Curitiba

Arthur Júlio Wischral e João Baptista Groff se tornaram célebres por serem os autores de alguns dos principais registros fotográficos da Curitiba do início do século 20. Como artistas, ficaram conhecidos pelo espírito inquieto e curioso que os levavam a verdadeiras aventuras fotográficas, que ultrapassavam os limites do município.

É a partir dessas experiências que a exposição Viagens Fotográficas recorta o trabalho dos dois com imagens de um cotidiano inusitado. A mostra está na Casa Romário Martins e usa coleções que integram o acervo da Diretoria do Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba.

Segundo Maria Luiza Gonçalves Baracho, uma das organizadoras da exposição, as fotos foram selecionadas com um intuito de criar um paralelo entre os dois fotógrafos. “A partir de um material inédito do Groff veio a ideia de criar uma exposição conjunta, que mostrasse o olhar peculiar de dois grandes artistas paranaenses”, complementa.

Além da excitação pelo registro do novo, os dois fotógrafos têm semelhanças em suas trajetórias: nasceram no final do século 19 e capturaram Curitiba e o Paraná no início de sua modernização. No entanto, suas experiências traduzem diferentes visões de uma mesma terra. Wischral captou o homem no seu cotidiano e nas paisagens; Groff buscou, na paisagem, beleza e poesia.

Os registros reunidos na mostra são das décadas de 1920 a 1950. As peças selecionadas de Groff revelam imagens de um percurso que vai desde o litoral ao extremo oeste do Paraná, incluindo as Sete Quedas e as Cataratas do Iguaçu.

Já as fotos de Wischral exploram e documentam diferentes regiões do Paraná e de Santa Catarina. “Cada foto é uma viagem e nos transporta para um tempo e espaço diferente”, conta Maria Luiza.

Serviço

Data: De 29 de março a 22 de Junho de 2014
Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriados)
Local: Casa Romário Martins, Largo da Ordem
Entrada gratuita

Voltar ao topo