Mostra itinerante de Amilcar de Castro chega a Curitiba

Curitiba é o próximo destino da mostra itinerante Amilcar de Castro Programador Visual e Ilustrador de Publicações, integrante da 5ª Bienal do Mercosul, que ocorre entre os dias 6 a 28 de maio, no Museu Oscar Niemeyer.

A mostra itinerante promovida pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Amilcar de Castro Programador Visual e Ilustrador de Publicações chega a Curitiba. A exposição será inaugurada no dia 6 de maio, sábado, às 11h e estará aberta para visitação até o dia 28 do mesmo mês, no Museu Oscar Niemeyer, de terça a domingo, das 10h às 18h.

Trata-se da primeira exposição organizada sobre a atuação do artista mineiro Amilcar de Castro (1920-2002) nas artes gráficas, entre 1956 e 2002, já apresentada durante a 5ª Bienal do Mercosul, realizada em Porto Alegre entre os dias 30 de setembro e 4 de dezembro de 2005, quando Amilcar de Castro foi o artista homenageado da mostra.

Segundo o curador da exposição e das mostras de Amilcar de Castro na 5ª Bienal do Mercosul, José Francisco Alves, ?a exposição busca exemplificar as sucessivas atuações de Amilcar de Castro na programação visual, com originais e fac-símiles dos trabalhos mais conhecidos, realizados pelo artista em todo o seu período na diagramação e ilustração de publicações, entre 1956 e 2002?. O visitante pode ver edições da revista Manchete, seu primeiro trabalho na área, e reproduções das etapas das reformas do Jornal do Brasil (1957-1961) e do Minas Gerais (1967-68). A mostra também apresenta fac-símiles, exemplares de jornais e originais (desenhos) de logotipo e ilustrações do último projeto de programação visual do artista, a reforma do Jornal de Resenhas, entre 1999 e 2002.

No segmento dos livros, o curador adianta que pode ser conferido o trabalho de Amilcar de Castro como capista. ?Entre outras peças, constam os originais (acrílicas sobre telas) da célebre série dos livros de Kafka (1997-1999)?, comenta. Originais e fac-símiles de outras peças gráficas criadas por Amilcar, tais como logotipos, cartazes e impressos, assim como o cartaz de sua primeira exposição individual com esculturas no Brasil (1983), também podem ser encontrados na exposição.

Acompanha a exposição o livro Amilcar de Castro – uma Retrospectiva (Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre, 2005, 270 p.), de autoria do curador das mostras de Amilcar de Castro na 5ª Bienal do Mercosul, José Francisco Alves. O livro, no qual um dos capítulos aborda e ilustra a produção do artista nas artes gráficas, está à disposição para compra durante a exposição.

Falecido em 2002, o mineiro Amilcar de Castro é considerado um dos maiores escultores brasileiros da segunda metade do século XX. Foi um dos expoentes do movimento neoconcreto ? que reorientou o construtivismo no Brasil. A atividade de Amilcar de Castro nas artes gráficas, apesar de considerada periférica em relação à sua produção em escultura, desenho, pintura e gravura, deve ser entendida como integrante do projeto construtivo desenvolvido pelo artista, com notável coerência, ao longo de mais de cinqüenta anos. A atividade de muitos artistas que atuaram na Bauhaus, no Construtivismo Russo e na Arte Concreta enveredou para a arte industrial da comunicação de massas ? as artes gráficas, com alto grau de experimentalismo, influenciando consideravelmente o campo da programação visual. No Brasil, Amilcar de Castro, igualmente influenciado por esta tradição, atuou nesse sentido em escala bastante significativa, em jornais e revistas de grande circulação. Ainda na década de 50, implementou um projeto que se tornou canônico: a reforma gráfica do Jornal do Brasil ? permitindo-lhe experimentar num espaço de trabalho muito diferente dos circuitos restritos e/ou marginais de seus contrapartes europeus. 

Serviço:
Abertura da mostra Amilcar de Castro Programador Visual e Ilustrador de Publicações
em Curitiba
Data de abertura: 6 de maio, sábado ? Exposição estará aberta ao público até o dia 28
Horário abertura: 11h
Horário funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Museu Oscar Niemeyer (MON)
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 ? Centro Cívico ? Curitiba/PR – Telefone: (41)
3350.4400
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados
(Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas,
do ensino médio e fundamental, pré-agendados não pagam)
Solicitação de Agendamento entre em nosso site na pasta Ação Educativa, em
Agendamento, pelo endereço www.museuoscarniemeyer.org.br

Voltar ao topo