Mostra em Belo Horizonte exibe tapeçarias dos séculos 17 e 18

Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, o Museu de Artes e Ofícios (MAO), em Belo Horizonte (Praça Rui Barbosa, s/nº, tel. 31 3248-8600), exibe a partir de hoje 20 obras das manufaturas, que integram a coleção do Museu do Mobiliário Nacional francês.

A exposição “Tapeçarias Francesas – Patrimônio e Criação”. “De Eckhout aos Nossos Dias”, percorre duas fases: as obras antigas (séculos 17 e 18), divididas entre a tapeçaria das Antigas e Novas Índias, e as obras contemporâneas. A mostra fica em cartaz até o dia 23 de agosto, na capital mineira, com entrada grátis.

As manufaturas de tapeçarias Gobelins e Beauvais foram criadas no século 17 por uma decisão do reino da França, com o objetivo de encerrar as dispendiosas importações de peças estrangeiras e fornecer à coroa criações de prestígio tecidas em território nacional.

Logo passaram a ser identificadas como um símbolo do requinte do país europeu. Monarcas franceses costumavam presentear outros reis e imperadores com as tapeçarias e ainda nos dias atuais as peças são destinadas à decoração de palácios, embaixadas e órgãos do governo.

Voltar ao topo