Mostra do Guggenheim não será mais exibida no MAM-SP

Por meio de um comunicado, a fundação e museu Solomon R. Guggenheim anunciou nesta quarta-feira, 18, que a mostra Sob o Mesmo Sol: Arte da América Latina Hoje, apresentada de junho a outubro do ano passado em Nova York, não será mais exibida no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, como previsto. “As duas instituições concordam que este não é o momento oportuno para essa realização, devido ao envolvimento do Guggenheim em um recurso judicial em curso no Rio de Janeiro, em assunto não relacionado à exposição”, disse a assessoria de imprensa da instituição norte-americana. A exposição seria inaugurada em 7 de abril e ficaria em cartaz até 21 de junho no museu brasileiro.

Devido ao fato, o MAM afirma que optou por dar continuidade à exibição de Museu Dançante, atual mostra em apresentação na Grande Sala da instituição.

Entretanto, a mostra, feita em parceria com a São Paulo Companhia de Dança e anteriormente prevista para ser encerrada em 20 de março, não contará, depois da data original de seu término, com a presença dos bailarinos por causa de uma questão de contrato firmado, disse a assessoria do MAM. Já o cronograma da Sala Paulo Figueiredo não sofrerá alteração. No local, será aberta, em 7 de abril, a exposição dedicada ao artista italiano Piero Manzoni, com curadoria de Paulo Venancio Filho.

Sob o Mesmo Sol: Arte da América Latina Hoje, com curadoria do mexicano Pablo León de La Barra (atualmente, diretor da Casa França-Brasil, no Rio) é resultado de um projeto do Guggenheim que mapeou obras contemporâneas de 40 artistas, entre eles, os brasileiros Paulo Bruscky, Adriano Costa, Jonathas de Andrade, Tamar Guimarães, Rivane Neuenschwander e Erika Verzutti, que se destacam no continente. As peças de criadores de 15 países foram adquiridas para a coleção do museu baseado em Nova York. Sob o Mesmo Sol também teria itinerância prevista para o segundo semestre de 2015 no Museu Jumex da Cidade do México.

Voltar ao topo