MON vai sediar Circuito Cultural BB e uma mostra internacional

O Circuito Cultural Banco do Brasil ? evento que habitualmente ocorria em barracas no Largo da Ordem – será realizado neste ano no Museu Oscar Niemeyer. Uma grande mostra internacional do artista espanhol AntoniTàpiase, outra de design de móveis também farão parte da programação do Museu em 2005. Os eventos foram confirmados nesta quinta-feira (14), durante almoço oferecido pelo governador Roberto Requião e pela diretora-presidente do Museu, Maristela Requião, às empresas patrocinadoras.

?Já tínhamos o nosso calendário cultural fechado para este ano. Mas, a pedido da dona Maristela, vamos fazer algumas adaptações para poder trazer o Circuito Cultural, neste ano, para o Museu. Se for como esperamos, poderá se tornar um local fixo para nossa iniciativa cultural?, afirmou o diretor da sede de Brasília do Banco do Brasil, João Carlos de Mattos.

Segundo ele, o evento do BB, realizado anualmente durante determinado período, reúne apresentações de vários gêneros culturais como dança, música, cinema, palestras, exposições e outros. O Circuito será realizado no final do ano. Mattos confirmou ainda a parceria para a realização de uma grande exposição do mais célebre artista espanhol do século XX, AntoniTàpies, entre outras para 2006.

Outro evento confirmado pelos participantes foi amostra de protótipos de móveis dos vencedores nacionais do Concurso de Design para estudantes, promovido pela Masisa. De acordo com o regulamento, são selecionados 12 finalistas e três deles serão premiados, que serão os trabalhos expostos no Museu. Neste ano, participam estudantes de oito países.

As inscrições foram abertas em primeiro de março e prosseguem até 30 de junho. ?O concurso é direcionado para o design de móveis de produção industrial. O objetivo é a integração do profissional de design com as indústrias, já que queremos abrir as portas para estes profissionais?, disse o gerente de Desenvolvimento e Marketing da Masisa, SolonCassal.

Na abertura do almoço, o governador Roberto Requião falou sobre a importância dessas parcerias e patrocínios. Ele citou a positiva surpresa do embaixador Samuel Vieira de Moraes ao conhecer o Paraná e o Museu. ?Depois de passar duas ou três horas no MON, vimos o deslumbre do Samuel. Ele disse que jamais imaginou que tivesse no Paraná um Museu com essa beleza e magnitude arquitetônica, e com quatro exposições com a qualidade das que estão sendo apresentadas hoje.? O governador completou informando que o embaixador irá organizar uma visita do Itamaraty para vir conhecer as indústrias e o Museu do Paraná.

O almoço teve o objetivo de agradecer às empresas que tem apoiado a realização de mostras e eventos no Museu Oscar Niemeyer. ?Pouco poderíamos fazer se não contássemos com o patrocínio das empresas. Em nome do público, agradecer o apoio delas e de seus executivos e empresários é o que nos cabia fazer. Durante todo o ano passado e neste ano, temos recebido grande acolhida de empresas como o Banco do Brasil (BB), a Petrobras, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a Masisa, a NewHoland, a Peróxidos do Brasil (S/A), entre tantas outras presentes?, explicou a diretora-presidente.

Cerca de 36 pessoas de 20 empresas participaram do almoço. Marcaram presença o gerente-geral da Unidade Refinaria do Paraná (Petrobras), João Adolfo Oderich, e o gerente-geral de Operações da CSN/PR, Rômulo Mansur, e o presidente do Grupo Paulo Pimentel, Paulo Pimentel. Também estiveram representadas as empresas O Boticário, Paraná Banco, Fiat Barigüi, Copel, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Itaipu, Grupo Positivo, Compagás, Sindicato de Transporte de Passageiros Intermunicipal (Rodopar), FerreroRochere Associação Brasileira de Sommeliers no Paraná.

Voltar ao topo