MON expõe a arte do inconsciente

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre no próximo dia 22, às 17h, a mostra O Mundo de Imagens do Inconsciente. Entre pinturas, desenhos, esculturas e fotografias, serão apresentadas 184 obras de oito artistas. A maior parte das obras é inédita e abertura da amostra será para convidados. A exposição integra as comemorações do centenário de nascimento da psiquiatra Nise da Silveira, fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente, cujo diretor, Luiz Carlos Mello, assina a curadoria da mostra.

Os oito autores eram esquizofrênicos e freqüentavam os ateliês da Seção de Terapêutica Ocupacional, criado pela psiquiatra em 1946, no centro Psiquiátrico Pedro II, com sede no Rio de Janeiro. O Centro hoje é denominado Instituto Municipal Nise da Silveira, em homenagem à médica que revolucionou o tratamento de doentes mentais com a implantação de atividades nos ateliês.

Contrária aos conceitos até então adotados em hospícios, a médica buscou nas atividades que trabalham a expressividade uma alternativa para tratar a loucura sem utilizar os procedimentos convencionais da época, como as sessões de eletrochoques, o coma insulínico e as intervenções cirúrgicas – lobotomias.

Inicialmente, os ateliês eram voltados às diversas linguagens artísticas como a música, o teatro, o artesanato, a pintura e a xilogravura. Além da aplicação terapêutica da jardinagem, da carpintaria e da sapataria, entre outros. Porém, pintura e modelagem assumiram posição de destaque no tratamento. A produção dos pacientes foi tão abundante que surgiu a idéia de reunir as obras criadas nesses setores em um museu. Assim, em 1952, o Museu de Imagens do Inconsciente foi inaugurado.

Embora os trabalhos tenham surgido da pesquisa científica sobre o processo psicótico, os autores que integram a mostra já foram reconhecidos na história das artes visuais brasileiras. "As obras que compõem a mostra foram selecionadas a partir do critério exclusivamente artístico", enfatiza o curador.

Na mostra estarão presentes alguns dos criadores já reconhecidos, como Emygdio de Barros, cujas aquarelas e guaches primam pela delicadeza, sem perder a intensidade característica de sua obra a óleo; Carlos Pertuis com a série O circo e seus personagens; esculturas e obras em papel de Adelina Gomes, com suas instigantes simbolizações; as pinturas e os desenhos de Raphael Domingues, que dão testemunho das suas composições espontâneas; o colorido vibrante de Fernando Diniz em composições com palavras, imagens corporais e geométricas, que trazem novas facetas de sua obra.

Serviço: O Mundo de Imagens do Inconsciente. Abertura ao público no dia 23 no Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Telefone: (41) 350-4400.

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h30 (bilheteria aberta somente até as 17h45 para venda de ingressos.

Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados.

Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental, pré-agendados, não pagam.

Agendamento prévio para escolas pelo e-mail: agendamento@mon.org.br ou pelo telefone (41) 350-4418, das 10h às 18h.

Voltar ao topo