Modelos e moda inverno brasileiros estão no Rio

A moda brasileira nunca esteve tão quente. Além do aparecimento de confecções com qualidade internacional, outros fatores contribuíram para o desenvolvimento do setor nos últimos anos. Entre os mais importantes estão as feiras, da esquecida Fenit ao São Paulo Fashion Week e recentemente, o Fashion Rio, cuja edição da moda inverno começa hoje no Museu de Arte Moderna da cidade maravilhosa, com Gisele Bündchen incluída.

A confecção nacional, nos últimos 40 anos, atingiu seu melhor estágio devido a uma série de fatores. A partir do final dos anos 70s, empresários paulistas decidiram incrementar o mercado, desenvolvendo novos produtos e dando um toque profissional e de excelência à roupa feita, que até então não atendia o interesse dos consumidores mais exigentes.

Em seguida, já em meados dos anos 90s, a melhoria do parque industrial têxtil nacional, que estava absolutamente sucateado, contribuiu decisivamente para que o mercado ganhasse nova força e se tornasse conhecido em várias partes do mundo.

Após o surgimento do curso de terceiro grau em moda, foi possível também despertar a concepção e criatividade dos brasileiros, que elevaram a indústria da moda local para um próximo patamar. O mercado gostou disso. Qualidade do produto, desenvolvimento das matérias-primas, design adequado e agradável, tudo isso atraiu os consumidores que dificilmente utilizam as costureiras e alfaiates como em outros tempos. A roupa pronta é boa, segue a moda, tem qualidade e usar grife é praticamente fundamental neste País. Até índios usam camiseta Nike.

Os promotores do Fashion Rio se esforçam para produzir

– o custo ultrapassa os 5 milhoes de reais -, um evento que atraia confecções de porte, com qualidade e formadores de opinião – leia-se moda. Os desfiles começam hoje e vão até sábado. Estarão abertos para convidados, compradores, mídia e gente do ramo. Por enquanto, os destaques são a Colcci, que convocou a Gisele Bündchen para a passarela (sexta-feira às 9 da noite), Maria Bonita, Walter Rodrigues e TNG. Mas o evento também oferece a oportunidade para novos estilistas e marcas que procuram reconhecimento nacional.

O Fashion Rio foi idealizado e organizado pela Dupla Assessoria e é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), e tem o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) como promotor do evento. O evento conta ainda com o apoio institucional da Apex Brasil.

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